top of page

Principais Notícias

PROGRAMA DE TREINOS DEPOIS DOS 50 ANOS

  • 27 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Como iniciar e se sair bem

ree

Segundo especialistas e estudos científicos, a atividade física nessa faixa etária ajuda tanto em fatores físicos como psicológicos. E isso é consenso: mesmo quem nunca fez exercícios ou praticou esportes pode começar a qualquer momento, pois o organismo tem a capacidade de se adaptar em qualquer idade.


Aconselha-se, e é fundamental, ter uma avaliação médica antes do início da prática de atividades físicas, principalmente quem tem sintomas como dor no peito e cansaço, assim como aqueles indivíduos com fatores de risco como o hábito do fumo, hipertensão , diabetes ou alto colesterol. Esses merecem uma avaliação prévia ainda criteriosa do que nas pessoas com menor idade.


Procurar um médico então como falei é fundamental, pois, mesmo que a pessoa tenham algum problema de saúde, a atividade física traz benefícios notórios no controle da pressão, glicose e colesterol, inclusive com redução da chance de morte. Avaliar cautelosamente não pode ser confundido com trazer barreiras para a prática e esses pacientes devem ser estimulados a praticar exercícios.


No que diz respeito à programação de treinos, a supervisão de um profissional da área de educação física que indicará a atividade ideal para cada perfil também é de suma relevância. Posso afirmar que mesmo depois dos 50, o organismo responde de forma excelente aos estímulos dos exercícios, todas as estruturas, órgãos e sistemas ficam fortes, resistentes, eficientes e aptos, melhorando a qualidade e a saúde de uma forma geral.

Dicas para quem deseja ingressar em um plano de treino:

- Estabeleça metas realistas: ter objetivos ao iniciar uma atividade física é motivador – desde que eles sejam realistas.


- Escolha um exercício prazeroso: faça o que você gosta e tenha afinidade.


- Comece devagar: pessoas não acostumadas a se exercitar devem começar uma atividade física aos poucos, com uma intensidade controlada e respeitando os limites do corpo. Isso vai ajudar a evitar lesões e diminuirá as chances do indivíduo se sentir desestimulado com o exercício.


Agora entendemos que o corpo passa por mudanças depois dos 40-50 anos, e que perde massa muscular, ganha gordura com mais facilidade e que, por causa disso, é preciso mais atenção – e muita dedicação – para voltar a crescer músculos depois dessa idade. Mas isso não impede que você comece a praticar uma atividade física orientada por um profissional capacitado em busca de seus objetivos.


Bons treinos!

Por Jota Marinho

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page