HIDRATAÇÃO E EXERCÍCIO FÍSICO
- 27 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
“Por que a hidratação é tão importante”?

Importante sabermos logo que mais da metade do nosso corpo é água. Sabendo disso, surge nas pessoas uma dúvida sobre o quanto beber de líquidos antes, durante e após o exercício físico. Dai fica a pergunta: “Por que a hidratação é tão importante”?
O exercício físico promove aumento da temperatura corporal. Esta elevação da temperatura depende de fatores como intensidade e duração do exercício, a roupa utilizada durante o esforço, taxa metabólica do indivíduo e condições ambientais.
Com o objetivo de controlar o excesso de calor, o corpo “joga esse calor pra fora” por meio do suor, que nada mais é do que água + eletrólitos (como o sódio). A evaporação do suor é o primeiro mecanismo de perda de calor durante o exercício.
O exercício físico pode promover grandes perdas de água e eletrólitos do corpo, levando à desidratação, e se não forem repostos, pode haver queda no desempenho do exercício e fadiga muscular.
Nosso corpo não sobrevive sem água. A quantidade hídrica necessária varia de pessoa para pessoa, especialmente quando se trata de atleta. Portanto, em certos casos, o cenário de desidratação severa causada por exercícios físicos que beiram o extremo, a possibilidade de uma pessoa vir a óbito por desidratação não pode ser desconsiderado .
Recomendações hídricas segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine):
Antes do exercício
4 horas antes: pelo menos 500 a 600 ml de água
De 10 a 15 minutos antes: 250 a 350 ml de água
Durante o exercício
A cada 15 – 20 minutos: 90 a 250 ml de água, quando o treino não ultrapassar de 60 minutos.
A cada 15 – 20 minutos: 90 a 250 ml de isotônico*, quando o treino durar mais de 60 minutos
*Isotônico não é suquinho! É uma bebida que contém carboidrato e eletrólitos, destinada a praticantes de exercício físico para reposição de perdas provocadas pelo suor. Não exagere!
Após do exercício
O ideal é você e seu preparador físico saber seu peso antes do exercício e, ao se pesar depois, verificar sua perda de peso decorrente da desidratação perante o esforço.
Em até duas horas após o exercício: 600 a 700 ml de água/kg de peso perdido
Dica do Jota: Você sabia que sentir sede já é um sinal de desidratação? Corre lá, pegue sua garrafinha e mantenha-a sempre por perto com água e seja feliz!
Por Jota Marinho
Comentários