top of page

Principais Notícias

UNHAS ENCRAVADAS E OLHEIRAS

  • 27 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

A unha encravada, é conhecida na dermatologia como “onicocriptose”

ree

A unha encravada, é conhecida na dermatologia como “onicocriptose”, e, se dá pelo crescimento da unha para dentro da pele, promovendo um processo inflamatório local. Geralmente, surge no dedão do pé, mas, existem casos de acometimento em outros dedos.

Dentre as causas para a unha encravada, estão: práticas de esportes que propiciam ao trauma(como corridas, futebol,etc), sapatos apertados, herança familiar, deformidades prévias, forma incorreta de cortar as unhas. Esta última causa, acaba sendo um dos grandes problemas, já que, o jeito correto de cortar as unhas é de forma reta e sem aprofundar ou arredondar os cantos. Este hábito, acaba piorando ainda mais o quadro.


Existem estratégias feitas por podólogos(as), nas quais se usam pequenas órteses ou chumaços de algodão para separar o canto da unha da pele adjacente, ajudando no crescimento reto sem o encravamento.


Para melhorar o processo inflamatório, são indicados banhos de imersão quentes com antissépticos locais, antibióticos tópicos, anti-inflamatórios orais ou antibióticos, dependendo do quadro.


Uma complicação muito comum das unhas encravadas, é o granuloma piogênico, aquela “carne esponjosa” que costuma sangrar de forma espontânea nos cantos encravados das unhas. Neste caso, pode-se tratar localmente com ácidos, crioterapia ou com a técnica cirúrgica que consiste em desobstruir o canto da unha, chegando até a matriz, onde a unha nasce. Apesar da cicatrização ser mais lenta, a cirurgia costuma ser resolutiva, desde que, se evite as causas anteriores que levaram ao encravamento desta unha.

Se você se encontra neste “time de sofredores” com unhas encravadas, procure o seu dermatologista e saiba mais sobre o tratamento ideal para o seu caso!


Você sabia que existem diferentes tipos de olheiras com pigmentos e formas diferentes?! E, para cada classificação, podemos lançar mão de recursos variados?! Então, vamos aos tipos de olheiras e indicações de tratamento!
ree

Olheiras pigmentares são causadas pelo acúmulo de pigmento de melanina. Comuns em peles morenas a negras. Os tratamentos vão de peelings, lasers e clareadores domiciliares.


Olheiras vasculares são causadas por disfunção circulatória e retenção de líquido, a coloração é azulada e as causas são stress, cansaço e insônia. Os tratamentos são: laser, luz pulsada, despigmentantes, drenagens linfáticas e cirurgia no caso do edema e bolsas.


Olheiras profundas são causadas por perda de volume da cavidade ocular, formando uma sombra de cor castanha. O tratamento se faz com preenchimento para se retomar volume local e cremes para melhorar a densidade.


Olheiras sanguíneas são causadas por acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos. Pacientes com rinite alérgica costuma piorar o quadro. A coloração é arroxeada. O tratamento é feito com luz pulsada e dermocosméticos ativadores de circulação.


Faça a sua avaliação com seu dermatologista a fim de realizar o melhor tratamento!

 
 
 

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page