O QUE É A MODA? E COMO ELA PODE SER TRANSFORMADORA?
- VRemPauta
- 7 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Transformou a minha vida e pode transformar a sua também

A moda vai muito além de todas as cores, tecidos, tendências e cortes que sempre vemos e ouvimos falar. A moda tem o poder de marcar a identidade de um indivíduo e a sua personalidade. Ela descreve e revela o mais íntimo das pessoas, sua postura perante sociedade e a forma como ele encara o mundo. Ela pode ser revolucionária ou apenas conservadora, chamativa ou tímida, rebelde ou regrada, depende de quem a usa, como a veste e como se expressa consciente e inconscientemente.
Através da moda conseguimos acompanhar a construção histórica do homem e da sociedade. Ela coloca em evidência cada geração por meio de suas vestimentas e comportamento. A moda feminina, por exemplo, já foi muito ditatorial, sempre com seus vestidos pesados e longos, corpetes apertados ao máximo, muitas camadas de saias nada confortáveis e muito menos práticas. O homem elegante da época, usava paletós quentes e pesados, calças, lenços, coletes e chapéus.
Isso apenas começou a mudar no final da era Vitoriana, onde as saias já não eram mais enormes, se tornando mais justas, graças a Bellé Epoque , 1871 a 1914, que foi marcada pelo clima intelectual e artístico do período, o luxo, grandes chapéus ornados, plumas, bordados e a beleza das roupas.
Em 1914, com a primeira guerra mundial, as mulheres começaram a integrar no mercado de trabalho, com isso as saias encurtaram e se tornaram mais leves e práticas. Anos depois, as calças se popularizaram através do ícone da moda Coco Chanel, uma estilista à frente do seu tempo e uma importante influência para moda nos dias atuais.
“Elegância é quando o interior é tão bonito quanto o exterior” - Coco Chanel
Hoje a moda pode ser usada com mais liberdade de expressão, para valorizar quem você é, valorizar sua personalidade, seu físico e atenuar cada vez mais a sua beleza.
Como eu descobri que a moda pode ser tão transformadora?
Quando alguém se conhece de verdade, sabe de suas necessidades de todas as suas urgências, de seus pontos fortes e fracos, do que o valoriza e o que não o valoriza, esse alguém tende a se sentir mais seguro, mais auto confiante e consequentemente se torna uma pessoa mais bonita e feliz. A beleza se externaliza mais facilmente quando um indivíduo é feliz consigo mesmo e satisfeito com o que ele vê. Quando você não se conhece, suas escolhas tendem a ser mais difíceis e até mesmo erradas e isso também se aplica a Moda, a maquiagem, à sua carreira, à sua aparência e diversos outros aspectos da sua vida.
A moda pode vir como uma grande aliada da sua autoestima, do seu empoderamento de sua liberdade de expressão, da sua imagem pessoal e isso faz toda a diferença no dia a dia de uma pessoa que procura mais o seu bem estar, tanto físico quanto mental. Descobrir qual a cor que mais ressalta suas qualidades, o estilo que mais te descreve, o corte que mais valoriza suas curvas, é como descobrir uma nova faceta sua antes não explorada, poder entende-la e usa-la a seu favor, na valorização de quem você é. Tudo isso me fez enxergar melhor os meus pontos fortes, as cores que ressaltavam melhor a minha beleza, as que deixavam em evidência algumas imperfeições que eu não gostaria que aparecessem, as que me apagavam e as que me acendiam, qual o melhor corte de roupa para o meu corpo , de acordo com o que eu gostaria de mostrar, pois, sendo plus size, infelizmente, nem todas as roupas são feitas pensando em nossos corpos mais voluptuosos, por isso devemos nos conhecer para não nos sentirmos frustradas com alguma escolha que fizermos.
A compreensão da moda, me ajudou a ganhar o título de Miss mundo plus size, a me conhecer melhor e a criar uma identidade perante a sociedade, ela literalmente transformou a minha vida. Busquei uma especialista na área, a exímia consultora de moda chamada Chris Bueno, que me fez abrir os olhos para o meu melhor lado através da Análise cromática, um assunto que futuramente podemos discorrer melhor por aqui.
Através dos vários recursos que a moda nos proporciona hoje, podemos facilitar mais a construção de nossa imagem e podemos transformar as nossas vidas, melhorando nosso ponto de vista sobre nós mesmos e até mesmo aprendendo melhor qual a nossa real identidade e qual o benefício que isso pode nos trazer em todos os aspectos que mais nos são valiosos, como a auto estima, o amor próprio e a compreensão de nós mesmos.
Por mais que em alguma época a moda possa ter sido ditatorial, Hoje e sempre, ela tem sido transformadora e temos a oportunidade de faze-la um símbolo de uma revolução para pessoas reais e com corpos reais. Vamos usar o que nos faz bem e também aprender que todas nós somos lindos, basta apenas nos conhecermos melhor, trabalharmos com o que nos valoriza, nos aceitarmos e nos amarmos para que essa beleza seja vista por todos que cruzarem o nosso caminho e, acima de tudo, sendo felizes com o temos, sempre respeitando a nossa essência e evidenciando cada vez mais a nossa identidade.
Espero que tenham gostado da coluna da semana e não percam a próxima!
Um beijo da sua Miss Nina Sousa
Comentários