AUTO ESTIMA, AMOR PRÓPRIO E EMPODERAMENTO FEMININO
- 27 de fev. de 2021
- 5 min de leitura
Como essas palavras tão lindas, podem ser tão complicadas?

Eu Sou Nina Sousa, detenho do título de mulher plus size mais linda do mundo, amo o meu corpo, me aceito como sou, trabalho com projetos voltados para o empoderamento feminino a autoestima e o amor-próprio. Mas nem sempre foi assim.
Desde criança eu fui ensinada que o melhor corpo era o corpo que a sociedade ditava, o magro, o alto, o dito como perfeito. Sofria uma grande pressão, até mesmo da minha família que dizia que eu deveria comer menos. Era apelidada de porca, rolha de poço, bujãozinho de gás, já fui agredida na escola por ser gordinha, sofria muito bullying todos os dias por ser algo diferente daquele padrão implementado na sociedade, aquele padrão todos engoliam a seco e aderiam para as suas vidas.
Me Tornei uma adolescente e uma jovem com muita dificuldade de me aceitar como eu realmente era, vivia sempre na base de dietas. Aos 17 anos consegui chegar ao corpo que eu tanto almejava, magra, comecei a modelar, desfilar e a realizar um grande sonho de ser modelo. Mas também, deprimida, com distúrbios alimentares, infeliz, nervosa e com muitos transtornos e traumas.
Minhas idas ao hospital eram constantes, infecções eram recorrentes no meu organismo, eu comecei a entrar em uma depressão profunda e a desenvolver transtornos alimentares como anorexia e bulimia.
Mesmo estando muito magra queria sempre emagrecer mais, pois me enxergava gorda, feia e não amada por ninguém muito menos por mim. Meu amor próprio simplesmente não existia, era dependente da APROVAÇÃO de outras pessoas e me envolvi em relacionamentos psicologicamente e fisicamente abusivos por achar que era o único tipo de amor que eu teria merecia.
Desenvolvi a depressão profunda, abandonei a carreira de modelo e resolvi procurar ajuda, pedi ajuda a minha mãe e procurei profissionais. Com o passar dos anos fiz tratamento, entrei para a faculdade, comecei meu próprio projeto social com crianças, onde eu ensino desenho para quem não tem condições de pagar um curso, voltei ao peso e o corpo que é de minha genética e comecei a admirar muito mais o ser humano que me tornei.
Comecei a cultivar amor próprio . Procurei sobre ser modelo plus size e achei o concurso Miss Brasil Plus Size, Me inscrevi para o miss Rio de Janeiro, Ganhei a coroa e no meu reinado me engajei muito mais em obras sociais, comecei a dar palestras para mulheres sobre a força feminina, amor próprio, depressão, auto aceitação e transtornos alimentares. Utilizei até mesmo as redes sociais para passar minha mensagem.
O empoderamento feminino é simplesmente tomar poder sobre si, o poder que muitos tentam nos tirar, o poder que muitas vezes nem nós sabemos que temos . Seguimos fortalecendo todas as mulheres lutando pela equidade de gêneros. Muitas mulheres já sofreram como eu sofri, muitas já odiaram e odeiam seus corpos, muitas viveram relacionamentos abusivos por conta de não saberem o seu valor. Muitas mulheres não se amam e não são felizes por não se aceitarem como são e acabam depositando essa felicidade em coisas irreais e que não valem a pena.
Precisamos nos aceitar como indivíduos ímpares! Todas as pessoas são lindas da forma que elas são, com os corpos diferentes que possuem. Há beleza em tudo que se é visto e sentido com felicidade. Se você se sente bem, se você se olha, se ama e se aceita, você tem essa luz natural, que te torna mais linda ainda, não para as outras pessoas, pois elas não importam, quem importa é você e a sua felicidade.
A diversidade de corpos, de estruturas e tamanhos nos tornam pessoas reais e autênticas. Todas queremos ser lindas e ter corpos bonitos, mas o que devemos entender é que todos os corpos devem ser celebrados e todos são lindos em sua individualidade, pois seremos reconhecidos a partir do momento que nos amarmos e nos valorizarmos como somos.
Hoje o meu intuito é mudar a cabeça dessas pessoas e fazê-las olhar para o real, aquilo que não está estereotipado, mas aquilo que se vê na sua total essência.
Com todo o empenho de meu reinado, realizei o grande sonho de ser nomeada Miss Brasil The World 2019 e tive a oportunidade de disputar o Mundial , representando Brasil na Ucrânia em novembro. Era a grande realização de um sonho, venho de uma família muito humilde, não tínhamos dinheiro para nada, quando criança comecei a estudar inglês , pegando livros e lendo, jogando videogames também com meu pai, pois não tínhamos dinheiro para pagar um curso. Desenvolvi a arte e o canto, como forma de talento , sempre estudando muito e isso foi primordial para me destacar no concurso.
Com muita dificuldade, consegui arrecadar as doações para o concurso, precisava de uma quantia de quase 10 mil reais e com muito esforço e pessoas ajudando, consegui realizar o sonho de fazer a minha primeira viagem de avião e ir para o exterior, totalmente sozinha, porém com a fé de dar o meu melhor.
Lá ficamos 10 dias em confinamento com diversas representantes de vários países.
Eu me destaquei em todas as provas, mostrando o charme e inteligência das brasileiras. Principalmente no traje típico que foi o melhor traje da noite.
No dia do concurso, estava muito emocionada porém bem confiante, pois havia treinado mais de um ano para aquele momento e todo o esforço de uma vida inteira de lutas, abstinências e choro, foram recompensados naquele dia.
E a recompensa chegou, Eu havia ganho o Miss Mundo Plus Size! A emoção foi única, a primeira brasileira Plus Size a trazer o título de mulher mais linda do mundo para o seu país querido, Brasil.
Mas para isso precisei superar as minhas dificuldades. Muitos duvidaram disseram que eu não era capaz, até mesmo eu duvidei, mas para chegar onde cheguei eu precisei reconstruir a Nina, que estava destruída por causa da depressão e de todo trauma de uma vida inteira e essa construção continua até o momento é um processo que demanda tempo, prática e esforço.
Jamais deixe se abater pelo julgamentos dos outros ou pelas projeções deles em cima de você, Beleza vai muito além de corpos e padrões, amor próprio deve ser cultivado todos os dias e empoderamento é uma necessidade para se fazer a diferença no mundo de hoje.
Os planos futuros que tenho agora, são continuar meu reinado como Miss Top Of The World, com um Projeto na África, onde levaremos Oficinas de artes para todas as crianças. Visitaremos ONGS e Hospitais, faremos um trabalho lindo. Sou CEO do programa DNA de Miss que realiza concursos de misses e tem como intuito a quebra de paradigma, a valorização da mulher gorda, a celebração da diversidade de corpos e a auto estima. Dou aulas de passarelas e sou instrutora de misses, também trabalho como celebrante de casamentos.
Continuarei tocando o coração das pessoas através de minhas palestras e inspirarei o máximo de mulheres e pessoas, possíveis, para que elas saibam seu dom, seu valor e alcancem tudo o que almejam assim como eu tenho alcançado e também continuarei estudando, completando os meus cursos para em breve representar muitas mulheres na ONU mulher. Se ame, se aceite e se empodere mulher, juntas somos mais fortes!
Hoje eu contei um pouco sobre a minha história e espero que tenham se sentido mais próximos de mim e tenham conhecido mais sobre a minha trajetória.
Nessa coluna iremos discutir sobre moda, auto estima, empoderamento, maquiagem e assuntos pertinentes ao público feminino e à qualquer um que se interesse sobre esse mundo tão complexo, forte, inovador e revolucionário.
Muito obrigada, por acompanharem, espero vocês na próxima coluna.
Um beijo da sua Miss Nina
Por Nina Sousa
Comentários