Maurício de Sousa é celebrado no 10º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí
- RJ

- 13 de out.
- 3 min de leitura
Criador da Turma da Mônica é o homenageado da 10ª edição do Festival

O cartunista Maurício de Sousa é o homenageado do 10º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, que ocorre entre 20 e 26 de outubro no município fluminense. Autor de dezenas de personagens dos quadrinhos que divertem e ensinam a tantas gerações, o pai da Turma da Mônica completa 90 anos no dia 27, um depois de ser celebrado no evento que tem como objetivo fomentar o audiovisual, formar plateia, incentivar a cultura, estimular a elevação da autoestima, ampliar as possibilidades de expressão e revelar jovens talentos.
Com três mostras: Local, Nacional e Internacional - sendo as duas primeiras competitivas -, o 10º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí exibe curtas-metragens de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. E premia em oito categorias: melhor áudio, melhor arte, melhor roteiro, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor filme júri popular e melhor filme júri técnico. Da Internacional participam cinco filmes de jovens realizadores da Suíça, Dinamarca e Itália.
A mostra Local exibe os trabalhos dos alunos de Barra do Piraí, resultado de oficinas de produção cinematográfica realizadas meses antes do evento, através do Projeto Luz, Câmera, Educação!. Nelas, os jovens das escolas participantes aprendem o processo de produção de um filme e produzem um curta-metragem de ficção para competir no evento. Ainda como parte do objetivo de formação de plateia, os alunos de Barra do Piraí irão assistir ao longa biográfico “Maurício de Sousa – O Filme”, no dia 25, dias depois da estreia nos cinemas de todo o Brasil.
“Estamos muito felizes em homenagear Mauricio de Sousa. Ele, com seu trabalho, inspirou e segue inspirando gerações. Sua trajetória mostra que é um homem que luta por seus objetivos e persegue seus sonhos. Nosso Festival se identifica com sua história de vida e seu trabalho em prol da juventude”, ressalta Roberto Monzo, diretor do Polo Audiovisual de Barra do Piraí e criador e organizador do Festival.
Carinhosamente apelidado de “Oscar Estudantil Brasileiro”, o Festival é uma ação do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. Criado em 2009, o Polo foi responsável por ter proporcionado a Barra do Piraí a conquista do título oficial de Cidade do Audiovisual, através de uma Lei Estadual, em 2023. Barra do Piraí já foi cenário de várias produções audiovisuais. Para fomentar a Economia Criativa, a cidade criou a Film Commission de Barra do Piraí, estrutura responsável por intermediar o contato entre produtores e o município, facilitando o trabalho dos profissionais e dos órgãos públicos na autorização e logística das filmagens. Em 2023, por meio de uma lei municipal e, posteriormente, outra estadual, passou a ser reconhecida como Cidade do Audiovisual.
O Polo Audiovisual de Barra do Piraí é ferramenta fundamental para fazer da cultura a mola mestra da economia da cidade, atraindo várias produções para o município, movimentando a economia local e promovendo sua divulgação. Entre 2009 e 2023, Barra do Piraí recebeu 34 produções. A primeira filmagem foi “Cinco Vezes Machado” (2009), uma minissérie baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis, que contou com a participação de atores locais, e foi exibida no Canal Brasil. Nos anos seguintes produções como o longa-metragem “O Casamento de Gorete” (2013), com Letícia Spiller, “Quase Memória” (2014), dirigido pelo consagrado Ruy Guerra e “Gaby Estrella” (2013-2015), série produzida para o Gloob, canal infantil por assinatura da Globosat, também filmaram tendo localidades do município como cenário.
O 10º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí tem patrocínio do Governo Federal, do Ministério da Cultura, do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB.






















Comentários