top of page

Principais Notícias

MANIFESTANTES TOMAM AS RUAS DO PAÍS CONTRA O GOVERNO BOLSONARO

Manifestações pedem o impeachment do presidente, além de mais vacinas e empregos. Botijão de gás surge como símbolo de protestos.

ree

Manifestantes foram às ruas em várias cidades do país para protestar contra o governo Bolsonaro neste sábado. Até a última atualização desta reportagem, haviam sido registrados atos em 84 cidades (incluindo todas as 27 capitais) nos 26 estados e no Distrito Federal.


Em Volta Redonda o ponto de concentração foi no bairro Retiro, de onde os manifestantes percorreram várias ruas com faixas, cartazes, entoando palavras de ordem, segundo informações cerca de 500 pessoas estiveram presentes no ato, na cidade do aço.


Entre as principais pautas e reinvindicações dos manifestantes nas ruas, estão:

  • impeachment de Bolsonaro;

  • defesa da democracia;

  • críticas à gestão do governo federal na condução da pandemia de Covid;

  • e protestos contra a alta nos preços (sobretudo de alimentos, combustíveis e gás).

ree

As manifestações foram organizadas por entidades, movimentos sociais e centrais sindicais. Os atos de hoje (02/10) tiveram participação de 20 partidos políticos: Cidadania, DEM, MDB, PCB, PC do B, PCO, PDT, PL, Podemos, PSB, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PSTU, PT, PV, Rede, Solidariedade e UP.


Integrantes do PSDB de São Paulo também compareceram ao ato contra o presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista. Eles integram o Bloco Democrático, composto por representantes de mais de 30 entidades, entre elas partidos de esquerda, como o PDT e o PCdoB.


"Não é um problema [estar ao lado de militantes de partidos de outras correntes políticas]. Não estamos aqui para defender candidatos do nosso partido. Estamos aqui contra o Bolsonaro", disse Carolini Gonçalves, presidente do núcleo religioso do PSDB.

Na capital de São Paulo, manifestantes ocuparam a Avenida Paulista na tarde deste sábado. O palanque principal foi montado em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). O ato defendeu a democracia e reuniu torcidas organizadas rivais.


ree

Em Campinas, moradores também fizeram um protesto contra o governo e alguns também se mostraram contrários ao governo de João Doria. Em Sorocaba, o protesto teve início por volta das 10h. Os manifestantes foram para as ruas da região central.


Com bandeiras e camisetas de partidos políticos de esquerda, eles exibem cartazes pedindo a saída do presidente e do vice-presidente Hamilton Mourão.


No Rio de Janeiro os manifestantes se concentraram na Candelária, no Centro do Rio. Além de pedir o impeachment do presidente, os participantes criticaram privatizações e a política econômica do governo.


O ato foi organizado por centrais sindicais, uniões estudantis, sindicatos e partidos de esquerda. As ruas do entorno estão com policiamento reforçado. Por volta das 10h30, a pista central da Avenida Presidente Vargas estava interditada ao trânsito.


O ex-senador e atual vereador do Rio, Lindbergh Farias, esteve nos atos e em suas redes sociais publicou a seguinte mensagem:

Está lindo demais o ato #2OutForaBolsonaro aqui no Rio de Janeiro! Com a força do povo, vamos restabelecer nossa democracia e retomar a esperança da nossa população.

ree

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page