A SUSTENTABILIDADE NA MODA E SUA RELEVÂNCIA PARA A ÉTICA SOCIAL.
- 7 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Introdução à moda sustentável, bazares, brechós e sua importância para o mundo.

Muito já se ouviu falar sobre a sustentabilidade e sua importância para o mundo nos dias atuais. O quão necessário, hoje, se faz a conscientização do que devemos consumir, reaproveitar e produzir. Pensar sobre o ciclo completo de vida da peça de roupa e evitar o desperdício, poderia ser uma das soluções que agregariam mais à luta a favor da sustentabilidade e também do consumo consciente.
Mas o que é sustentabilidade? A grosso modo, podemos dizer que é um conceito, relacionando aspectos econômicos e ambientais, que busca suprir as necessidades de presentes sem afetar as gerações.
Ou seja, buscamos amenizar os riscos futuros à vida, pensando em nossa fauna, flora, o nosso querido planeta terra, buscando a conservação de recursos e, acima de tudo, da vida.
Na aula de ética da faculdade, estudamos a respeito das empresas que se preocupam com a sustentabilidade e com a ética social, que hoje é muito exigida em nossa sociedade, graças ao entendimento de que os recursos um dia acabam e que as pessoas tem se tornado, cada vez mais, atentas sobre a exploração da instituição em relação ao consumidor.
Empresas como Natura (15° lugar) e Banco do Brasil ( 8° lugar) lideram o ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, um orgulho para o nosso país!
Por causa de toda essa evolução, bazares, brechós e alguns outros recursos, foram criados para ajudar a amenizar o impacto da moda sobre o meio em que vivemos.
E para falar acerca desse tema tão importante e necessário, convidei a Curadora e empreendedora Bruna Ferreira, para dissertar, em uma introdução ao assunto, um pouquinho do que é um brechó e a sua contribuição para o mundo.
Por Bruna:
“Sou formada em Design pela Unifoa e apesar da faculdade ter foco em produto e gráfico, sempre me senti livre para construir minha própria carreira. E assim, acabei me aprofundando um pouco mais, a cada dia, na área que faz meu coração bater mais forte, a moda.
Infelizmente, a indústria têxtil é a segunda que mais polui o meio ambiente depois da indústria do petróleo. Além de toda a poluição, muita energia ruim é envolvida na exploração humana para o trabalho escravo, algo comum para as grandes marcas de fast fashion. Penso ser desumana e inaceitável essa situação. Falar sobre sustentabilidade e ética social não é uma modinha, tornou-se uma conversa obrigatória para motivar mudanças que o mundo necessita.
Sempre quis ser parte da solução. Quando eu era criança, minha costureira dava vida às peças desenhadas por mim, já garimpava em brechós e bazares, personalizava minhas roupas…

A moda sustentável e o consumo consciente fazem parte da minha vida desde sempre e hoje mais forte do que nunca.
Em 2019 senti que precisava fazer mais pelo mundo, assim fundei o meu brechó online. O Brecholie, tem uma curadoria vintage e retrô, focada na moda do século passado, principalmente nos anos 60. Mas se engana quem pensa logo nas tradicionais roupas com estampas de bolinhas, a curadoria do Brecholie envolve muito mais, mergulha profundamente na história da moda e seus encantadores detalhes do vestuário. As peças são selecionadas minuciosamente nos garimpos, passam por intensa higienização, retirada de manchas do tempo e consertos que, na maioria das vezes, são feitos à mão.
O feed sempre é planejado, as relíquias são fotografadas e postadas com o máximo de informações. É uma correria real, mas nunca me senti tão feliz pois trabalho com o que amo e isso faz a diferença. É gratificante preparar os embrulhos, ter clientes fiéis pelo Brasil todo e conhecer pessoas que querem mudar o mundo como eu quero.
Os brechós com curadoria oferecem mais que roupa usada, realizam um trabalho de moda sustentável e consciente indispensável. Existe uma quantidade incalculável de roupas já fabricadas no planeta, já gastamos muita energia, matéria prima, mão de obra… os brechós prolongam a vida útil do que seria descartado, é um ciclo do bem!
O momento atual de pandemia, intensificou o crescimento que já vinha acontecendo no mercado dos brechós online. Hoje em dia só não compra roupa de segunda mão quem não quer e quem ainda tem algum tipo de preconceito. Roupas de brechó têm muito amor envolvido e energia boa. As vintages são únicas, icônicas, têm uma qualidade incomparável e se já resistiram há tantas décadas, ainda vão durar anos.
Convido todos à acompanharem as relíquias que posto no Instagram do @brecholie__ e através dele conhecerem trabalhos de outras donas de brechós da nossa região.”

Como vocês notaram, os brechós envolvem muito amor no que se faz e muita dedicação, para escolher as peças perfeitas e de qualidade, reaproveitando o que existe, construindo um estilo novo de sustentabilidade em cima da conscientização de que a moda deve ser aproveitada da melhor forma possível.
Pensando em mim, em você e no mundo!
Bem, meus amores, essa foi apenas uma introdução do assunto sobre moda sustentável, sustentabilidade, ética, bazares e brechós, pois o assunto é muito extenso e nossa querida Bruninha, do Brecholie, retornará em breve abordando, junto a mim, mais assuntos relacionados à este.
Obrigada, por lerem até aqui.
Não percam a próxima coluna, que será tão interessante quanto esta.
Me sigam no Instagram @missninasousa
Um beijo da sua Miss e até a próxima.
Comentários