top of page

Principais Notícias

VOLTA REDONDA: UMA CIDADE MOVIDA POR MULHERES

Prefeitura conta com 69% de funcionárias, inclusive ocupando cargos do alto escalão do Poder Público

ree

Uma cidade movida por mulheres. Assim pode ser definida Volta Redonda. Isto porque dos mais de 11 mil funcionários, 8.116 (69%) são mulheres – entre estagiárias, cargos comissionados, contratos e servidores com vínculo empregatício. A presença delas é tão intensa no governo municipal, que muitas estão em cargos do alto escalão do Poder Público, como o de titulares de secretarias: Educação, Infraestrutura e Saúde.


A mais recente a ocupar um cargo de titular no governo municipal é a secretária de Infraestrutura, Poliana Gama. Trabalhando em um ambiente tradicionalmente formado em sua maioria por homens, a engenheira falou sobre os desafios do dia a dia.


“Hoje, temos cerca de 90% do quadro de funcionários formados por homens, mas temos mulheres na capina, varrição, na administração e uma como encarregada de obra. E diferente do que muitas pessoas podem pensar, existe um respeito muito grandes deles conosco. Os meninos nos apoiam bastante. Existe um espírito de parceria mesmo”, garantiu Poliana.


A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, destacou que as mulheres escreveram e continuam escrevendo sua história de luta pela igualdade de direitos, tanto na vida profissional quanto familiar.


"Muitos são os exemplos de mulheres que realizaram trabalhos marcantes nas diversas áreas e setores profissionais. Na Educação, não poderia deixar de mencionar a pedagoga e psicóloga Emilia Ferreiro, cujo trabalho revolucionou a alfabetização e inspirou grandemente a educação brasileira, inclusive na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais; outra grande educadora é a criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil; a professora cega Dorina Nowillque teve participação excepcional em relação ao atendimento educacional aos cegos e a inserção destes no mercado de trabalho; finalmente, destaco a educadora, médica e pedagoga italiana Maria Montessori, que acreditava na autoeducação e criou o Método Montessori, utilizado mundialmente nas escolas públicas e privadas", disse, parabenizando as mulheres que se esforçam para realizar seus sonhos "com garra, encanto e determinação".


A secretária municipal de Esporte e Lazer (Smel), Rose Vilela, comentou que o ambiente esportivo onde está inserida sempre foi dominado pelos homens, tanto na gestão quanto na prática esportiva.


"Tenho a grata satisfação de ter participado de um processo que ainda está acontecendo e que é a participação da mulher, tanto na gestão quanto na prática esportiva. Na época em que assumi a secretaria pela primeira vez, eram apenas duas mulheres como secretárias executivas de Esporte em todo o Brasil: Volta Redonda e São Paulo. Então assisti ao crescimento e valorização das mulheres no esporte. Aos poucos, a gente vem ganhando espaço no mundo esportivo, mas há muito a se fazer ainda", avaliou.

Já a secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, lembrou os desafios enfrentados por elas ao longo dos anos, e como é fazer parte de uma pasta formada por mulheres que cuidam de outras. Ela destacou o termo sororidade, que fala sobre o comportamento de não julgar outras mulheres e ouvir com respeito suas reivindicações.


"Diante de uma sociedade que se acostumou a ter a mulher como a cuidadora, ainda mais com a realidade da pandemia, queremos estar ao lado dessa mulher para que ela não sofra sozinha. Ser companheira da mulher é primeiro estender a mão para depois ajudar a sair daquela situação de miséria, de violência e mostrar que existem saídas, que passam pela união de todas as mulheres", ressaltou.


O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a confiança que possui nas mulheres que compõem o governo e frisou que "lugar de mulher é onde ela quiser".


“O que para muitos é questão de slogan, em Volta Redonda é realidade: lugar de mulher é onde ela quiser. Contamos com um time campeão, em que elas, sem dúvidas, são partes fundamentais da engrenagem do nosso governo”, finalizou.


Fotos: Cris Oliveira/Secom PMVR


Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page