VOLTA REDONDA: MAIS DE 10 MIL CONTRIBUINTES JÁ SOLICITARAM DESCONTO DE 50% NO IPTU
- Alana Oliveira

- 17 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Prazo para requerimento do benefício se encerra no próximo dia 30. Pedidos podem ser feitos presencialmente ou online

Mais de 10 mil contribuintes já solicitaram desconto de 50% no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do próximo ano, em Volta Redonda. Ao todo, até esta terça-feira, dia 16, 7.287 pessoas compareceram na prefeitura e outros 3.175 fizeram o requerimento de forma online. Os dados são da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). O prazo para solicitação do desconto se encerra no próximo dia 30.
São beneficiados por lei para a concessão do desconto: aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência.
O atendimento presencial para a entrega do requerimento preenchido está sendo realizado diariamente, de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h, no térreo do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), que fica ao lado da sede da prefeitura, na Praça Sávio Gama, N° 63, Aterrado. Quem chega ao local, recebe uma senha para o atendimento. É obrigatório o uso de máscara.
Além do atendimento presencial, os interessados podem solicitar o desconto de 50 % do IPTU de forma online, através do site: vr.rj.gov.br/isenção-iptu. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 156 - Central Única de Atendimento (CAU), das 12h às 17h.
Para garantir o desconto no IPTU, é necessário apresentar: requerimento devidamente preenchido e assinado; original do CPF e carteira de identidade; comprovante de pagamento do benefício de aposentadoria/pensão por morte atualizado (ex: INSS: Demonstrativo de Crédito do Benefício/Servidor Público: Contracheque), comprovando provento ou pensão por morte inferior a 10 salários mínimos. Não será aceito o extrato da conta corrente bancária.
No caso de portadores de deficiência, o requerimento tem que atender a portaria 04/18-N/SMF. Já os pensionistas, devem apresentar atestado de óbito de quem são beneficiários.
A Secretaria Municipal de Fazenda orienta que caso o contribuinte receba o carnê do IPTU 2022 sem o desconto de 50%, ele deve retornar à prefeitura com o requerimento até o prazo do vencimento da Cota Única do imposto.
O requerimento será indeferido caso o contribuinte possua débitos de qualquer espécie junto à prefeitura, identificados no momento da solicitação de isenção ou posteriormente.
O contribuinte que omitir informações impeditivas da concessão do benefício estará sujeito à multa prevista no artigo 195 do CTM (Código Tributária Municipal) no valor de R$ 988,30, valor atualizado anualmente.






















Comentários