top of page

Principais Notícias

SMJEL-BM promove capacitação de futsal com foco em nova metodologia de treinamento no UBM

  • Foto do escritor: RJ
    RJ
  • 5 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Ação integra preparação para 2026 e busca unificar fundamentos das categorias de base do município

Foto: Gabriel Borges.
Foto: Gabriel Borges.

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa realizou, na tarde desta sexta-feira (05), uma capacitação voltada para os profissionais do futsal do município. O encontro aconteceu no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e teve como tema “Nova metodologia de treinamento”, ministrado por Cláudio Furtado de Mendonça, o Claudio Popeye, que traz no currículo passagens por clubes de expressão nacional, como Flamengo e Fluminense.

O gerente de futsal da SMJEL, Bruno Assis, destacou a importância da experiência do palestrante e explicou que a iniciativa surge a partir de uma análise interna. “Nós da secretaria identificamos pontos de atenção no desempenho das equipes das categorias sub-11, sub-13 e sub-15, que apesar de conquistarem títulos na base, os atletas vinham encontrando dificuldades ao chegar na categoria adulta”, pontuou.

Bruno lembrou que Barra Mansa é 11 vezes campeã da Copa Rio Sul de Futsal, com participação direta dele e do atual prefeito Furlani, em que o chefe do Executivo atuou como jogador em 10 dos 11 títulos.

- Percebemos que nossos jovens estavam aprendendo o esporte de uma forma que não se sustentava na transição para o adulto. Por isso, resolvemos olhar para trás, reorganizar a base e unificar os fundamentos. Queremos que todos os profissionais ensinem da mesma forma, com a mesma visão, para que as crianças realmente aprendam a jogar o jogo. Depois disso, cada atleta evolui de acordo com suas próprias capacidades – afirmou.

O secretário da SMJEL, Mário Jorge Ferreira, reforçou que a capacitação marca o início da preparação para 2026. Ele explicou que a formação dos núcleos esportivos, das escolinhas e das equipes profissionais do município exige que professores, treinadores e estagiários estejam devidamente capacitados, garantindo uma linha de trabalho uniforme em todas as atividades.

- Estamos dando o primeiro passo. Esta é uma formação inicial, e outras virão, inclusive práticas. Se queremos formar atletas para representar a cidade e desenvolver nossas modalidades, precisamos de profissionais preparados e alinhados com uma metodologia correta para cada faixa etária. Não basta replicar modelos do alto rendimento. Tudo o que está sendo debatido aqui no futsal poderá ser aplicado também às outras modalidades coletivas – destacou o secretário.

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page