Reforma tributária, tecnologia e capacitação dominam seminário do CRC-RJ em Barra Mansa
- RJ

- 18 de set.
- 3 min de leitura
Evento reuniu especialistas e autoridades, marcando a integração entre contadores, poder público e setor empresarial em tempos de mudanças fiscais no país

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) promoveu nesta quarta-feira (17), o Circuito Integração – Seminário Regional de Contabilidade, no Parque Natural de Saudade, em Barra Mansa. O evento contou com o apoio da Prefeitura em uma programação extensa, reunindo especialistas, poder público, setor empresarial e autoridades da área contábil. Alguns dos assuntos abordados foram: reforma tributária, tecnologia, contabilidade pública e nota fiscal brasileira.
Entre os participantes, o presidente do CRC-RJ, Rafael Machado; o vice-presidente de Interior do CRC-RJ, Jorge Almeida; o secretário municipal de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira; a representante do CRC-RJ em Barra Mansa, Rosângela Santos; e a presidente do Conselho de Contribuinte de Barra Mansa, Sirleia Duarte da Silva.
O presidente do CRC-RJ destacou a parceria com a Prefeitura de Barra Mansa na capacitação dos profissionais da área, como servidores públicos, estudantes de contabilidade, funcionários de escritórios, entre outros.
- Nosso conselho tem três pilares: registro, fiscalização e o desenvolvimento profissional. Então, um de nossos maiores objetivos é ampliar conhecimento. Descentralizar essas palestras e capacitações da capital é fundamental para que possamos agilizar os recursos e o tempo para abranger o maior número de participantes. Fazemos cinco convenções itinerantes por ano e hoje Barra Mansa está recebendo uma dessas edições. É importante citarmos a grande parceria com a Prefeitura ao longo dos anos neste processo do CRC - destacou Rafael Machado.
O secretário de Finanças ressaltou a relação de muito respeito com o Conselho e a importância desta proximidade para entender o que preconiza a lei e poder aplicá-la dentro da realidade do município.
- É muito propício que a gente receba aqui o CRC - uma instituição muito renomada e importante para o município, uma vez que os contadores são peças fundamentais para esse elo entre poder público, munícipes e empresários. Eu fico muito feliz de poder receber o Rafael, presidente do CRC, que prontamente atendeu um pedido meu para fazermos um evento dessa envergadura em Barra Mansa, para mostrar a importância de assuntos que são relevantes hoje na pauta do Brasil, como a reforma tributária e a nota fiscal brasileira - destacou o secretário, enfatizando a importância do evento:
- A palavra do dia para mim é integração, pois é muito importante a gente estar integrado com os contadores, uma vez que esse elo propicia o melhor relacionamento de tributos versus empresas e versus cidadão. E isso sempre é revertido para o benefício da nossa cidade, acrescentou Leonardo Ramos de Oliveira.
“Conhecimento não ocupa espaço”
A representante do CRC-RJ em Barra Mansa, que também é professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis no município, enfatizou que a convenção é importante para os profissionais formados e também para os acadêmicos. “Essa integração do Conselho Regional de Contabilidade, capacitando cada um de nós, é muito importante, pois conhecimento não ocupa espaço. Então, verdadeiramente, sempre temos que estar buscando informações, que agregam tanto para os especialistas da área como para os futuros profissionais”.
A presidente do Conselho de Contribuinte de Barra Mansa também aprovou a iniciativa. “Sempre temos que estar atualizados com as mudanças, principalmente agora que vem essa nova reforma. Estamos trabalhando para entender e quando vier a mudança, podermos cumpri-la. E vai fazer diferença também no CNC para os nossos julgamentos, para o nosso trabalho”, disse Sirleia.
Para a contadora da Prefeitura de Barra Mansa, Geysa Correia de Carvalho, “a contabilidade pública vem passando por muitas mudanças ao longo dos anos, então é necessária essa capacitação porque a gente faz todo o acompanhamento. Eu acho muito válido o CRC estar junto fazendo esse trabalho com a área pública. A gente espera mesmo que o Conselho atue junto conosco. Que essa interação cresça cada vez mais”, concluiu.






















Comentários