top of page

Principais Notícias

PRIMEIRO CAFÉ COM CONTROLE DE 2023 DE ANGRA

Tema foi prestação de contas do governo. Servidores celebraram avanços do exercício 2021 em relação ao de 2020

ree

A Controladoria-Geral do Município (CGM), por meio da Superintendência de Contadoria, promoveu na quarta-feira, dia 8, o primeiro Café com Controle deste ano. O objetivo é integrar os profissionais de controle interno do governo municipal e contribuir para a capacitação e o fortalecimento do sistema de controle. Esse primeiro encontro abordou a prestação de contas do governo com ênfase na deliberação 285/2018 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que dispõe sobre o exame das contas dos municípios do Rio de Janeiro.


– O tema foi escolhido tendo em vista o prazo para a entrega das contas do exercício de 2022 do município ao TCE. Esse é um assunto no qual todas as unidades de controle neste momento estão trabalhando. Elas devem apresentar os documentos para a CGM até o dia 24 deste mês, e a CGM tem até 60 dias após a data de abertura da sessão legislativa da Câmara de Angra para apresentar as contas ao TCE – explica Jenaína Bertucio, superintendente de Integração de Controle da Prefeitura de Angra.

O primeiro Café com Controle do ano teve a participação de servidores de todas as unidades de controle das secretarias da Prefeitura de Angra (administração direta), além de suas fundações e autarquias (administração indireta). A reunião tratou da importância e finalidade da prestação de contas do governo, o papel da CGM enquanto unidade central de controle interno, normas a serem observadas, dentre outros tópicos. A apresentação foi feita pela superintendente de Contadoria, Carla dos Santos Honorato.


A CGM falou sobre o aprimoramento do trabalho de controle interno no governo municipal nos últimos anos, o que pode ser constatado pela redução do número de ressalvas feitas pelo TCE: enquanto o exercício de 2020 teve 16 ressalvas, o de 2021 teve apenas sete.


Neste ano o Café com Controle está sendo estendido a mais servidores. Além dos profissionais da Unidade Central de Controle Interno, que é a própria CGM, e das Unidades de Controle Interno, que são os setores das secretarias municipais, fundações e autarquias responsáveis pelo controle de seus respectivos órgãos, a proposta para 2023 busca integrar também demais servidores, compreendidos como Unidades Executoras do Sistema de Controle Interno, responsáveis pela execução de processos de trabalhos administrativos, identificação e avaliação de riscos, procedimentos de controle destinados à mitigação de riscos etc.


– No ano passado vimos que a iniciativa deu bons resultados, daí a necessidade de ampliar o Café com Controle, envolvendo todo o sistema de controle interno para capacitação e troca de experiência – explicou a superintendente.

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page