Polo de comércio, Volta Redonda se articula por qualificação e nova unidade do Sesc RJ
- RJ

- 25 de out.
- 2 min de leitura
Presidente do Sicomércio VR, Levi Moreira de Freitas, detalha a expansão da economia local, o trabalho de atração de investimentos e as iniciativas em educação e segurança pública

O mais recente episódio do videocast O Rio Pod+ recebe o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (SICOMÉRCIO VR) e diretor da Fecomércio RJ, Levi Moreira de Freitas. Na conversa com a jornalista Mariana Procópio, o dirigente apresenta um panorama de otimismo e expansão da economia do município, historicamente conhecido como "Cidade do Aço" e que hoje se consolida como um vibrante polo de comércio e serviços.
Levi Moreira de Freitas destaca que Volta Redonda vive um "bom momento", impulsionado pela chegada de grandes empresas, o que inclui novas redes de varejo e prestadoras de serviço, especialmente na área de saúde. O comércio de rua, que conta com cerca de seis centros comerciais ativos, também foi estimulado a se reinventar, reagindo de forma positiva à implantação de um grande shopping center que expandiu o alcance econômico para municípios vizinhos. Atualmente, a cidade conta com mais de 12 mil estabelecimentos comerciais, gerando mais de 45 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados do CAGED.
O desafio da mão de obra e a nova unidade do Sesc RJ
Apesar do cenário de crescimento, o presidente do Sicomércio VR aponta o desafio da capacitação da mão de obra como o ponto central para sustentar a expansão. Em resposta à demanda urgente por profissionais qualificados, o sindicato tem atuado ativamente com a realização de cursos em parceria com o Senac RJ, inclusive visando o aumento da demanda do final de ano.
Entre as grandes conquistas, Levi Moreira de Freitas celebra a notícia da construção de uma nova unidade do Sesc RJ em Volta Redonda, um serviço social voltado aos trabalhadores do comércio.
"Para nossa alegria, o Sesc está com um terreno muito bom, comprado lá e estamos só esperando iniciar as obras", afirmou.
Saúde e Turismo
Volta Redonda se destaca ainda como polo de saúde na região Sul Fluminense, atraindo pacientes de cidades vizinhas para seus consultórios, laboratórios e hospitais municipais. Paralelamente, a cidade tem fortalecido a sua infraestrutura com a proposta de se consolidar como um destino de turismo, utilizando sua localização estratégica para atuar como um centro de deslocamento para atrações próximas como Penedo e Vassouras.
O município também realizou, em parceria com a Fecomércio RJ, a Expo VR 2023, um evento cultural e de negócios que movimentou 60 mil pessoas em três dias e gerou rodadas de negócios para os empresários locais.
Ao final, Levi Moreira reforça a importância do associativismo e da reinvenção constante do empresário, que precisa unir o comércio físico ao digital para prosperar nos novos tempos.
Assista ao episódio completo em https://www.youtube.com/watch?v=9ykIlKJKFTE






















Comentários