PESQUISADORA DE SEGURANÇA PÚBLICA REALIZA TRABALHO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES
- Alana Oliveira

- 17 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Graduanda de Direito pela UFRJ Thalía Oliveira, 24 anos, atua como Promotora legal popular

Pesquisadora de Segurança Pública desde 2018 e Promotora Legal Popular, Thalía Oliveira é caiçara de família de pescadores artesanais de Paraty. Como Promotora legal popular defende o direito das mulheres e presta auxílio jurídico para mulheres em situação de risco, gratuitamente.
Atualmente dá aula de ballet clássico para 47 crianças gratuitamente na base da UPP Frade em Angra dos Reis, compondo o quadro de professores do projeto social UPP Frade. Grande defensora do modelo de Polícia comunitária, Thalía possui alguns projetos com foco na segurança da mulher e o fomento de políticas públicas nas favelas através de ações sociais.
Atuando nas causas sociais desde 2019 nas favelas do Rio fortalecendo o incentivo à leitura distribuindo livros para jovens e biblioteca comunitária em Antares, além de dar aula de ballet clássico para crianças na comunidade de Santa Teresa, Thalía já recebeu condecorações, como título de Amiga do 5° Batalhão da Polícia Militar, foi homenageada Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, pelo deputado estadual Giovani Ratinho e um Brevê do BOPE.
Junto a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Thalía recebeu do Coronel da PM Laviano em 2018 um Brasão da PMERJ.

Segundo à jovem a educação transforma vidas, ela que começou aos 8 anos em um projeto social como bailarina em Paraty e ficou até seus 18 anos, viu a necessidade de levar o fomento de políticas públicas para dentro das comunidades onde o Estado diz chegar, mas não chega.
_Esse fomento é importante para tirar as crianças que ficam à mercê da violência e vulnerabilidade social da rua e dar à elas uma nova perspectiva de futuro, comenta Thalía.
Thalía disse ao site que acredita principalmente que a segurança pública se faz com cultura, esporte e educação e que deve ser construída junto pois é um dever e responsabilidade de todos.
O interesse pela segurança pública surgiu 2° período da faculdade quando iniciou uma pesquisa de campo voltada para a Precarização do Trabalho policial e daí só ampliou suas pesquisas. Para Thalía muita coisa a mídia não mostra sobre a polícia, principalmente sobre os projetos sociais que a polícia realiza.
De acordo com Thalía seus projetos voltados para área da mulher e para fomentos de políticas públicas estão prontos para serem desenvolvidos, basta haver o interesse de quem queira implementar em seu município.























Comentários