O PORQUÊ DO CHULÉ?!
- 28 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Para o alívio de todos, o chulé, tem sim, tratamentos.

Alguém aí, tem receio de tirar os sapatos em público?! Aos que se identificam, o famoso chulé, se chama “podobromidrose”, e não, na maioria das vezes, não é causado por falta de higiene.
Este odor característico, se dá pela junção de suor, bactérias que colonizam naturalmente a pele, e, a queratina que é uma proteína fibrosa, encontrada na superfície da pele.
Como o chulé, está ligado ao suor, encontramos algumas pessoas com maior tendência aos sintomas do que outras. Neste grupo, os adolescentes, devido às mudanças hormonais, estão também incluídos, assim como, pessoas com stress intenso ou ansiedade, hipertiroidismo, diabetes, obesidade e usuários de medicamentos anti depressivos.
Este suor em excesso também pode causar infecções secundárias como os fungos.
Para o alívio de todos, o chulé, tem sim, tratamentos. Uma boa higiene com sabonetes bactericidas, a secagem criteriosa dos pés e dedos e o uso de desodorantes específicos, talcos bactericidas, ajudam no controle. Nos casos de suor excessivo, a aplicação de toxina botulínica, produz a paralisia temporária da produção de suor da área.
Evitar o uso do mesmo calçado sempre, trocar as meias e optar pelas de algodão, colocar os calçados ao sol e evitar os calçados de borracha ou plástico, já que estes vedam a transpiração, são dicas importantes.
E aí? Ficou aliviado?! Então, tire os sapatos e relaxe, porque hoje é segunda-feira! 🔍






















Comentários