Katia Miki recebe superintendente estadual Michelle Gitahy para tratar sobre novos fluxos de atendimento ao TEA
- RJ

- há 6 dias
- 2 min de leitura
Encontro teve o objetivo de correlacionar os serviços e efetivar um trabalho integrado entre os setores responsáveis pelos acompanhamentos de pessoas no TEA

Barra do Piraí deu mais um passo importante no cuidado com as pessoas no Transtorno do Espectro Autista. Na manhã desta quarta-feira (28), a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, recebeu em seu gabinete a superintendente estadual de Cuidado das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Michelle Gitahy, para tratar sobre os fluxos de entrada, saída e acompanhamento dos usuários nos aparelhos vinculados à prefeitura.
O encontro contou, também, com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, da secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, e de representantes das unidades especiais de acompanhamento de pessoas no TEA no município.
Na ocasião, Michelle reforçou a importância da integração entre os setores para o fortalecimento de um fluxo de trabalho eficaz no acompanhamento dos usuários.
“O diálogo entre as secretarias e setores do poder público é essencial para enxergar a pessoa com TEA de forma integrada ao longo de toda a vida, seja criança, adolescente ou adulta. Através disso, estaremos fortalecendo a construção de um fluxo único, integrado e totalmente eficiente. Dentro de uma análise situacional, é nítido que Barra do Piraí terá ainda mais destaque nesse cuidado e acolhimento”, disse a superintendente.
As conversas seguiram de maneira participativa para correlacionar os serviços e efetivar um trabalho integrado entre os setores. Após a reunião, os representantes do estado e da administração municipal se dirigiram às unidades de atendimento do município para ajustar e entender os fluxogramas internos: Centro TEA, APAE, CAPSi e Pestalozzi.
O secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, ressaltou que Barra do Piraí tem se tornado uma referência municipal e regional no atendimento ao TEA. Para ele, a qualidade dos serviços será ainda maior com o apoio do estado.
“No início de nossa gestão, herdamos sérios problemas quanto ao atendimento às pessoas com TEA, e as mães estavam mais do que corretas em nos cobrar. Felizmente, principalmente após a inauguração do novo Centro TEA, passamos a ser uma referência dentro do município e da região, sendo amplamente reconhecidos e elogiados em reuniões regionais. Esse serviço tende a melhorar ainda mais a partir de agora, com a integração dos fluxos de trabalho e a parceria com a Superintendência Estadual de Cuidado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Tenho certeza de que esse avanço trará ainda mais qualidade, acolhimento e eficiência ao atendimento prestado”, declarou Cristiano.
A prefeita Katia Miki reafirmou o compromisso do poder público com as mães e pais atípicos do município.
“Temos um grande compromisso com as mães e pais atípicos do município. Por isso, sempre iremos buscar ampliar nossos serviços, a integração entre as políticas públicas e os campos de atuação. Contem conosco. Estamos e continuaremos trabalhando para garantir mais acolhimento, cuidado e dignidade às pessoas com TEA e suas famílias”, finalizou Katia.






















Comentários