top of page

Principais Notícias

II FÓRUM DE ACOLHIMENTO FAMILIAR ABORDA OS 10 ANOS DE PROGRAMA EM RESENDE

Encontro acontece no dia 23 das 13h às 17h no Plenário da Câmara e contará com palestrantes e parceiros abordando a importância do convívio familiar na construção do cidadão

ree

O II Fórum Municipal de Acolhimento Familiar será realizado pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na quarta-feira, dia 23, entre 13h e 17h, no Plenário da Câmara Municipal. O tema deste ano será comemorativo, tendo como principal objetivo os “10 anos priorizando a convivência familiar e os vínculos afetivos”. A entrada é gratuita e aberta ao público, sendo a inscrição feita no dia e horário do encontro.


Na primeira hora de evento, haverá o credenciamento e entrega de material, além da consolidação do papel do Acolhimento Familiar em medidas de proteção à infância e adolescência em Resende com Bruna Miranda, assistente social do Programa Família Acolhedora.


O fórum contará ainda com três palestrantes. Das 14h às 14h20 acontecerá a primeira palestra: “Tema e criança: os interesses da criança no Sistema de Garantia de Direitos”, ministrada por Anna Paula Uziel, psicóloga, professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutora em Ciências Sociais.


Entre 14h20 e 14h50, o público poderá conferir a palestra “Redes fortalecidas no acompanhamento às demandas do público alvo do Acolhimento Familiar” com Natália Figueiredo, assistente social e membro da diretoria do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro e assessora técnica para Serviços de Acolhimento familiar e Institucional Doutora em Serviço Social.


Finalizando a rodada de debates, “Os caminhos possíveis: desafios e perspectivas para o desacolhimento de crianças e adolescentes” será tema da palestra das 14h50 às 15h10 com Lindomar Dáros, psicólogo do Tribunal de Justiça do RJ, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana.


Além das palestras, o Fórum contará ainda com depoimentos especiais das famílias inscritas no Programa Família Acolhedora, com o tema “O potencial das famílias acolhedoras no cuidado com nossas crianças e adolescentes”. A partir das 15h50, acontece o encerramento do II Fórum Municipal de Acolhimento Familiar e o coffee break segue até às 17h.


Programa Família Acolhedora

A família acolhedora é aquela que se dispõe a ser parceira do Programa e acolher temporariamente em sua residência crianças e adolescentes em situação de risco social ou pessoal, que estão afastados de seu convívio familiar.


Por meio do Família Acolhedora, as famílias constroem vínculo afetivo com a criança ou adolescente, que pode ter de 0 a 18 anos, além de contribuir para a construção de um ambiente familiar comunitário, auxiliando na preservação da convivência entre irmãos e parentes.


Ao se tornar uma família parceira, é necessário assumir os cuidados rotineiros com o acolhido, como escola, consultas médicas, cuidados pessoais, etc. O acolhimento pode durar dias ou até 18 meses, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Para mais informações e inscrições no Programa Família Acolhedora, basta acessar o site da Prefeitura de Resende.

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page