Guarda Municipal de Barra do Piraí passa a contar com RAS e reforça segurança já no Carnaval
- RJ
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Nova lei cria regime de serviço voluntário com gratificação para os agentes e amplia a presença da GM nas ruas em grandes eventos

Com foco na valorização da Guarda Municipal e no fortalecimento da segurança pública, a Prefeitura de Barra do Piraí instituiu o Regime Adicional de Serviço (RAS) por meio da Lei nº 4.257/2026. O novo regime já permitirá mais guardas em atuação no Carnaval, ampliando a presença da corporação em toda a cidade.
O RAS permite que os agentes atuem em turnos adicionais, inclusive durante suas folgas, de forma voluntária e mediante assinatura de termo de compromisso. Em troca, recebem gratificação por encargos especiais, tornando o serviço extra mais atrativo.
Antes, o modelo de horas extras praticado não era suficiente para estimular a adesão dos profissionais em períodos de grande demanda, como festas, eventos e operações especiais. Com o novo regime, a realidade muda.
Na prática, a lei representa mais incentivo, mais valorização e mais segurança para a população. Ao alinhar reconhecimento financeiro com reforço operacional, Barra do Piraí garante melhores condições de trabalho para os guardas e fortalece a proteção nos bairros, no Centro e nos distritos.
O comandante da Guarda Municipal, Alessandro Damazio, destacou o impacto direto da nova legislação e vê a medida como uma vitória pra a GM.
“Essa lei era um desejo antigo da corporação. O RAS reconhece o valor do nosso trabalho e cria uma oportunidade real de ganho para quem se dedica além da escala regular. Com isso, conseguimos ampliar o efetivo nas ruas e dar uma resposta mais rápida à população," afirmou o comandante.
Para o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, Tadeu Oliveira, o RAS marca uma nova fase para a segurança pública do município.
“O RAS valoriza o esforço da nossa Guarda Municipal em servir a população de Barra do Piraí, ao mesmo tempo em que possibilita um maior efetivo nas ruas da cidade. A expectativa é que possamos até dobrar nossa capacidade de atuação,” disse Tadeu.
A prefeita Katia Miki também celebrou a sanção da lei e ressaltou o compromisso da gestão com a segurança e com os servidores.
“Essa é uma conquista construída com diálogo e respeito. Valorizar quem cuida da nossa cidade é garantir mais proteção para as famílias de Barra do Piraí. O RAS é um passo firme para uma cidade mais segura, humana e preparada para grandes eventos, como o nosso Carnaval,” disse a prefeita Katia MiKi.
















