top of page

Principais Notícias

FÁTIMA LIMA CONHECE TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DA ESCOLA VOCACIONADA SOCIOAMBIENTAL GELSON

Colégio situado no Moinho de Vento promoveu um dia de celebração da data

ree

A vice-prefeita, Fátima Lima, esteve presente no bairro Moinho de Vento, nesta quinta-feira, dia 25, onde alunos da Escola Municipal Gelson Silvino, realizaram diversas ações para comemorar o Dia Mundial da África. Fátima conheceu dinâmicas elaboradas por estudantes do 1º, 2°, 3º, 4º e 5° anos.


Fátima Lima explicou como é importante manter sempre viva a ligação com os povos africanos. “A população afrodescendente contribuiu para a construção do nosso país. Muitas pessoas foram trazidas ao Brasil e com elas, trouxeram suas culturas, identidade, práticas e costumes. Temos uma ligação muito forte com a África e é importante o dia de hoje para recordar estes laços étnicos”, frisou a vice-prefeita.

A diretora geral da Escola Vocacionada Socioambiental Gelson Silvino, Paola Pereira do Nascimento, destacou a contribuição que as atividades trouxeram aos alunos. “Estamos com a semana da África. Estimulando nas turmas, esse olhar de crianças e adolescentes quanto à cultura africana. Os professores têm produzido de modo lúdico, histórias e atividades relacionadas ao tema”, relatou.


A professora das turmas de 1º e 2° ano, Daniele Araújo Balbino, comunicou o que foi passado aos estudantes. “Agora em maio celebramos o mês da África, que acontece neste dia 25. Então nós viajamos com eles através do Google Earth para países africanos que também falam a nossa língua portuguesa, como Moçambique, Angola e também conhecemos o Quênia, que fala o inglês. Foi um trabalho muito produtivo e que entregou um ótimo resultado”, comunicou.


A aluna Ester Sofia Rodrigues, de sete anos, disse tudo o que aprendeu. “Eu gostei muito porque pude saber melhor sobre o que tem na África, cheguei em casa e contei para minha família”, informou.


A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane da Costa, enfatizou que as escolas da rede municipal de ensino participaram do dia com atividades diversas. “As escolas da rede promoveram a comemoração ao Dia da África através de várias atividades como salas de leitura, entre outros projetos que são apoiados pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial e pela Secretaria de Educação”, destacou.

Palestras no Ada Bogato


Ainda relacionado ao Dia da África, o CIEP 483 Ada Bogato também promoveu uma ação que contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), Paulo César dos Santos, o cofundador da OICN (Organização e Integração de Conscientização Negra de Barra Mansa) Chiquilim e a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane da Costa. Houve brincadeiras e dinâmicas com os alunos que conheceram mais sobre ancestralidade. O evento envolveu todas as turmas e foi idealizado pelas professoras Angélica Gonzaga e Geisa Porto com o apoio de toda a equipe diretiva.

Dia da África

Em 25 de maio de 1972 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia da África, que primeiramente recebeu o nome de (Dia da Libertação de África). A data foi escolhida, pois a Organização de Unidade Africana (OUA) foi criada nesse dia em 1963 para levantar a causa contra a colonização. O Dia da África é celebrado mundialmente, principalmente em países do continente africano e comunidades afrodescendentes espalhadas pelo planeta.

Foto: Chico de Assis

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page