top of page

Principais Notícias

ESPAÇO ‘FAMÍLIA ANIMAL’ DÁ NOVOS LARES A 85 ANIMAIS EM VOLTA REDONDA

Em sete edições, projeto da prefeitura tem média de 12 doações por evento; último aconteceu neste domingo (21)

Chegou a 85 o número de animais adotados no município este ano através do espaço “Família Animal” – projeto da Prefeitura de Volta Redonda, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Coordenadoria de Defesa e Bem-Estar Animal. A última edição do evento, sétima realizada em 2021, aconteceu neste domingo (21). Na ocasião, três cães e quatro gatos ganharam novos lares. A iniciativa contou com apoio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR).


Os animais do Espaço de Adoção ‘Família Animal’ são provenientes de fiscalizações de maus-tratos e de acumuladores de animais acompanhados pela SMMA e CCZ. A coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes, destacou a importância do evento, tanto para os animais quanto para as pessoas que os adotam.


“Adoção é um ato de amor, mas é também, um ato de responsabilidade. Quem já adotou um animal sabe que nós mudamos a vida deles, mas eles também mudam as nossas vidas para melhor. Nestas sete edições, tivemos 85 animais doados, sendo 47 caninos e 38 felinos. Agradeço à equipe da SMMA e do CCZ pela colaboração e comprometimento com a causa animal, bem como o apoio da Guarda Municipal Ambiental, que atua fortalecendo a segurança dos eventos, a fim de evitar os maus-tratos, abandonos e o comércio irregular de animais no município. Também à Quatree Rações que desde o primeiro evento de adoção da SMMA, está conosco ofertando amostras de rações para quem adota conosco e pessoas que passam pelo espaço de adoção”, comentou Alexsandra.

Cuidados e respeito com os animais

Durante os espaços de adoção, os interessados são orientados sobre o bem-estar animal, guarda responsável e critérios para doação/adoção, como por exemplo: a obrigatoriedade do Termo de Adoção Responsável.


Cães e gatos adultos (a partir de seis meses de idade) levados aos eventos já devem estar castrados e os filhotes têm os procedimentos cirúrgicos garantido no CCZ, mediante apresentação de cópias do termo de adoção e dos documentos pessoais. Todos os animais são vermifugados. O agendamento para castração deve ser feito pelo telefone: (24) 3339-4555.


Para fazer a doação

A SMMA, através da Coordenadoria de Defesa e Bem Estar Animal, habilitou e autorizou seis protetores de animais para realizarem eventos de adoção de animais domésticos (cães e gatos) em Volta Redonda. Eles estarão todos os domingos na Vila Santa Cecília, onde acontecem as doações de animais, cadastrando e orientando quem quiser doar animais resgatados ou próprios, sobre as exigências legais para participar dos espaços de adoção no município.


Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page