CÂMARA E SENADO PODEM CRIAR CARGO DE SENADOR VITÁLICIO PARA TODOS EX-PRESIDENTES
- Alana Oliveira

- 29 de out. de 2021
- 1 min de leitura
A PEC contemplaria Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro

A pouco menos de um mês surgiu uma conversa no meio político de Brasília, para que seja apresenta uma proposta de emenda à constituição – PEC, para dar um cargo de senador vitalício a todos os ex-presidentes da república.
Se a proposta for realmente apresentada e caso seja aprovada, Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro ganhariam o cargo, para fazer parte do senado. Porém alguns políticos que sabem do projeto, garantem que não teria custo para os cofres públicos, seria um cargo honorifico.
Na prática os ex-presidentes teriam direito a discursar na tribuna do senado, teriam direito ao foro privilegiado, ou seja, a uma imunidade parlamentar, mas não teriam direito a voto dentro do senado.
A uma preocupação sobretudo dos partidos do chamado centrão, que apoia e sustenta o governo Bolsonaro, para deixá-lo tranquilo em relação a eventuais responsabilizações, caso ele não se reeleja.
É importante lembra que esse tipo de PEC, não é nova, já foi levantada em 2002 e após em 2015, mas nunca chegou a ir em votação na câmara ou no senado.
Os líderes do centrão, estariam oferecendo esse “salvo conduto” ao presidente para tranquilizá-lo essa blindagem, para que talvez ele até não dispute a reeleição ano que vem.
O “projeto político” seria garantir a Bolsonaro imunidade e fortalecer a terceira via contra Lula, caso Bolsonaro não se candidate a reeleição e fortaleça a opção do centrão.
A conversa em Brasília é que a base do governo pensa no seguinte “primeiro blinda” e depois vê o que faz. Vejamos
Fonte: Globonews






















Comentários