top of page

Principais Notícias

COMISSÃO DA ALERJ PRESIDIDA PELA DEPUTADA MARINA DO MST DEBATE A PRECARIEDADE ALIMENTAR DOS ENTREGADORES POR APLICATIVOS

  • Foto do escritor: RJ
    RJ
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

A reunião será às 14h, no Auditório da Escola do Legislativo (Elerj)

Deputada Estadual Marina do MST
Deputada Estadual Marina do MST

A Comissão de Segurança Alimentar, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta sexta-feira (23/05) audiência pública para debater a precarização do trabalho dos entregadores por aplicativo e demais trabalhadores informais. O encontro parte de dados da ONG Ação da Cidadania em que 30% dos entregadores de comida por aplicativo no Rio de Janeiro e em São Paulo enfrentam dificuldades para se alimentar todos os dias. A reunião será às 14h, no Auditório da Escola do Legislativo (Elerj), localizado no 2° andar do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense.


A presidente da Comissão, deputada Marina do MST (PT), disse que as empresas se isentam da responsabilidade pelo bem-estar de seus trabalhadores, que arcam sozinhos com custos operacionais e não têm acesso a direitos trabalhistas. “A plataformização tem se expandido e gerado mudanças profundas no mundo do trabalho. Temos milhares de entregadores que não conseguem garantir a própria alimentação, enquanto as empresas de delivery lucram bilhões. É urgente atualizar a legislação para proteger esses trabalhadores”, afirmou.

Foram convidados para participar do encontro o diretor executivo da organização Ação da Cidadania, Rodrigo Afonso; a gerente de Políticas Públicas da Ação da Cidadania, Mariana Macário; os representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), José Renezito, e do Ministério Público do Trabalho, Mayana Macedo; a presidente da Comissão Especial de Segurança Alimentar da Câmara Municipal do Rio, Maíra do MST; e representantes das empresas iFood, Uber, Rappi e 99.

Comments


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page