COMISSÃO DA ALERJ DISCUTE PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS POR NAVIOS ABANDONADOS NA BAÍA DE GUANABARA
- Alana Oliveira

- 24 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
O debate será no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj, e terá transmissão pelo Youtube Alerj Digital

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza audiência pública nesta segunda-feira (27/03), às 9h30, para discutir a situação dos navios abandonados na Baía de Guanabara. Em novembro do ano passado, um barco à deriva bateu na ponte Rio-Niterói, chegando a balançar a estrutura da via, onde circulam, diariamente, cerca de 150 mil carros. Esse foi um dos exemplos utilizados pelo presidente da comissão, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), ao justificar a necessidade de discutir o tema, além dos impactos ambientais que essa situação provoca. O debate será no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj, e terá transmissão pelo Youtube Alerj Digital.
O presidente da comissão ainda reiterou que o problema não está em apenas um navio abandonado, mas em um volume expressivo de embarcações que seguem comprometendo a saúde da Baía de Guanabara. “Queremos nessa reunião chegar a uma solução e em um bom termo de compromisso entre a indústria de saneamento e a naval. Temos que fazer com que os barcos, teoricamente abandonados, tenham uma obrigação ambiental. Existe todo um contexto em que eles podem e devem ser responsabilizados”, afirmou Jorge Felippe.
Confirmaram presença na audiência o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello; o superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/RJ), Adilson Pinto Gil; e o professor de oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marcos Fernandez.






















Comentários