top of page

Principais Notícias

COMISSÃO DA ALERJ APROVA INDICADOS DO GOVERNO PARA O CONSELHO DA AGENERSA

Os nomes foram indicados pelo governador Cláudio Castro

A Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), aprovou, nesta quarta-feira (15/09), os delegados de Polícia Civil Rafael Carvalho e Marcos Cipriano para o cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa). Os nomes foram indicados pelo governador Cláudio Castro. Após esta sabatina, as escolhas serão submetidas à aprovação dos deputados em plenário. O mandato é de quatro anos.

Presidente da comissão, o deputado Sergio Fernandes (PDT) destacou os desafios da Agenersa diante do novo marco regulatório do saneamento básico, publicado em julho de 2020: “Há uma série de missões, como a meta de ter, até 2031, 99% da população com acesso a água e 90% com esgoto tratado. Acredito que o papel regulatório não é de burocratizar, mas sim de modernizar”.

Marcos Cipriano, que se confirmado irá substituir o ex-conselheiro Tiago Mohamed Monteiro, afirmou que possui o preparo técnico necessário para exercer o cargo. “Tenho experiência de 21 anos no serviço público. Atuei em diversas delegacias especializadas, possuo experiência fiscalizatória. Tenho certeza que a missão será cumprida, até pela imparcialidade que impera entre os conselheiros da Agenersa”, declarou.


Já Rafael Carvalho, que se ratificado irá substituir o ex-conselheiro Silvio Castro Ferreira, falou sobre as metas do marco regulatório e da necessidade de melhoria dos serviços de saneamento, que teve parte dos seus serviços privatizados em abril deste ano.


“O novo marco regulatório tem metas difíceis de serem realizadas, e exigem demais da agência e dos atores que fiscalizam. Temos que nos adaptar e criar um ambiente de governança regulatória. Mas são necessários investimentos. A Cedae continua tendo um papel importante, como na captação de água. Não podemos entregar um serviço ruim, em diversos países houve reestatização de empresas de água e saneamento”, afirmou Carvalho, ressaltando que tem pós-graduação em Direito do Estado e da Regulação e em Administração Pública.


O deputado Rosenverg Reis (MDB) elogiou o currículo de Rafael Carvalho: “É um homem de grandes formações, com experiência em cargos públicos. Acredito numa nova modelagem da Agenersa, de cabeça mais ampla”, destacou.

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page