BOLSONARO DIZ QUE PETROBRAS PLANEJA NOVO AUMENTO DOS COMBUSTIVEIS PARA DIA 21 DE NOVEMBRO
- Henrique Carvalho

- 1 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
O novo aumento foi "antecipado" por Bolsonaro a repórteres hoje em Roma

O presidente Jari Bolsonaro em entrevista hoje na cidade de Roma, onde está por conta do encontro do G-20, antecipou que a Petrobras anunciará novo aumento dos combustíveis em 20 dias. Segundo o presidente, ele recebeu o aviso de forma "extraoficial".
Bolsonaro ainda disse que pretende estudar uma forma dos dividendos pagos pela estatal conter o aumento e que é necessário a privatização da estatal:
— Tudo o que acontece de ruim que vem da Petrobras é minha culpa... Eu disse ao (ministro da Economia) Paulo Guedes que o ideal seria privatizar a Petrobras. Mas esse processo levaria mais de um ano.
O presidente sempre foi contrário à privatização da petroleira, chegou a negar uma possível privatização em campanha. Mas começou a defender sua venda no mês passado, depois de tentativas infrutíferas de evitar que a companhia deixasse de repassar aumentos de gasolina e diesel.
Após a fala do presidente a Petrobras por meio de comunicado informou que os ajustes de preços de seus produtos são realizados no curso normal de seus negócios e seguem politicas comerciais vigentes e que não uma decisão tomada sobre novo aumento.
No comunicado, a estatal ainda destacou que possui compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado.
“A Petrobras monitora continuamente os mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais. A Petrobras não antecipa decisões de reajuste e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado", disse a empresa, em nota.
A Petrobras reforçou que a influência do movimento do mercado internacional de petróleo e da taxa de câmbio nos preços de seus produtos é constantemente analisada pelos participantes do mercado e noticiada pela imprensa.
"Além disso, no anúncio de reajuste de preços de diesel e gasolina, realizado no dia 25/10/2021 através de comunicado à imprensa, a Petrobras informou que os ajustes refletiam parte da elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo e da taxa de câmbio", informou a Petrobras.






















Comentários