BARRA DO PIRAÍ PROMOVE REUNIÃO REFERENTE AO PLANO DE AÇÃO FRENTE A CALAMIDADES NA CIDADE
- Alana Oliveira
- 26 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
O encontro teve como objetivo apresentar a reformulação do plano de ação referente à situações de emergência e calamidade no município

Na sexta-feira, 16, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma reunião com a presença de outras Secretarias. O encontro teve como objetivo apresentar a reformulação do plano de ação referente à situações de emergência e calamidade no município.
Participaram da mesa representantes e secretários de várias pastas, tais como: Viviane Bueno (controladora de Assistência Social), Cleber Souza (coordenador de Ações Institucionais), Juliano Barbosa (secretário de Esporte e Lazer), Wanderson Barbosa (secretário de Água e Esgoto e interino de Educação) Flávio Camerano (secretário de Defesa Civil) juntamente com sua equipe, José Luiz Brum (secretário de Ordem Pública), dentre outros.
Segundo Viviane Bueno, representante da secretária de Assistência Social, Paloma Esteves, “o objetivo da chefe da pasta ao tomar essa iniciativa é de que com essa reformulação sejam abrangidas todas as secretarias envolvidas e que haja a estruturação das ações em eixos de atuação. Assim, ficará claro a responsabilidade de cada secretaria e poderemos contemplar a situação por meio de um panorama macro que foque, principalmente, em atender satisfatoriamente à população”.
Dentre as questões levantadas estavam a grande importância do contato entre as Secretarias a todo momento, não somente quando calamidades acontecem, a relevância de evitar que as famílias fiquem em locais de risco – propondo a ampliação das áreas mapeadas –, assuntos referentes aos abrigos ofertados à população, e outros.
O secretário de Água e Esgoto e interino de Educação, Wanderson Barbosa, pontuou sobre as questões relacionadas as estruturas dos abrigos e como a pasta de Água e Esgoto pode auxiliar no combate a esses contratempos “Destaca-se que as estruturas da maioria das escolas reformadas tem total condição de servir como abrigo a população caso seja necessário. Além disso, é muito importante que a Secretaria de Água e Esgoto esteja compondo esse plano, pois em momento de calamidade e cheias, principalmente as do Rio Piraí, a água fica imprópria para consumo”, afirma Wanderson.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, aponta que esse plano reafirma comprometimento com o bem-estar da população e comenta que, em casos de calamidades, esforços não serão medidos para que a vida dos habitantes volte ao normal. “Esse plano, sem dúvidas, é importantíssimo para a segurança da população, visto que em casos de situações de emergência nós devemos estar preparados para minimizarmos ao máximo os danos causados. Afirmo que, nessas situações de calamidade, faremos todo o possível para auxiliar a população, esse é o nosso compromisso, as famílias não estão sozinhas, isso eu garanto”, finaliza o chefe do executivo.
Comentários