top of page

Principais Notícias

ARTÍFICES DE VOLTA REDONDA RECEBEM A CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO

Secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, participa da cerimônia. Em agenda anterior, ele apresentou ações da Setur-RJ ao setor de Barra Mansa

ree

Trinta e nove profissionais do artesanato de Volta Redonda receberam nesta terça-feira, 25/05, a Carteira Nacional do Artesão. O Programa de Artesanato Estadual vem entregando, seguidamente, documentos a todos aqueles que cumpriram as etapas do cadastramento. A cerimônia contou a presença do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e do coordenador do Artesanato, Marcel Vasconcelos.


Gustavo Tutuca, que cumpria agenda na região do Vale do Café, fez questão de acompanhar mais esta solenidade de entrega do documento que profissionaliza os artesãos.


- Conseguimos entregar nas últimas semanas centenas de carteiras. Por conta das dificuldades sanitárias, os artesãos estavam sem receber os documentos há algum tempo. No entanto, assim que foi possível, o Programa de Artesanato começou a cumprir uma extensa agenda para atender o maior número possível de artífices. Com a Carteira em mãos, esses profissionais conseguem inúmeros benefícios e, desta forma, fazemos a cadeia econômica do artesanato se desenvolver.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré da Silva, falou da importância de aumentar a infraestrutura para artesãos no município, como forma de geração de emprego e renda.


-É um prazer receber vocês na Cidade. Hoje mesmo estávamos conversando sobre a necessidade de pensar e crescermos no artesanato e surgiu a idade de criarmos uma escola de artesanato em Volta Redonda. Está na hora da gente trabalhar para começar a vender o artesanato do município para outras cidades e até mesmo para o exterior. Fica nosso pedido para que possamos aprimorar o trabalho dos nossos artesãos para gerar renda para mais famílias.

A artesã Ingrid Anne Lopes Mesquita de Araújo, de 31 anos, natural de Volta Redonda, trabalha com costura criativa, bordado eletrônico e crochê. Ela explica que começou a se dedicar ao artesanato durante a pandemia e não esconde sua satisfação com a atividade.


- Eu trabalhava como gerente comercial recebendo comissão. Assim que começou a pandemia, os estabelecimentos fecharam e, com isso, meu salário despencou. Nesse momento, eu busquei uma forma de complementar minha renda e comecei a fazer máscaras. Daí para a frente não parei mais com o trabalho artesanal, aprendendo cada vez mais coisas para oferecer aos clientes. Quando as lojas reabriram, eu estava com tantas encomendas que não voltei mais ao trabalho e decidi abrir meu próprio negócio. Hoje, divido as contas com meu marido e ainda tenho qualidade de vida. Meu sonho é dar aula de artesanato e mostrar que é possível com uma máquina de costura conseguir uma renda.


ree

Luciana Rodrigues Vidal, de 56 anos, usa diversas técnicas artesanais, como cestaria, trabalhos com jornal e pintura em garrafas, e comemorou a chegada da Carteira às suas mãos.


- Trabalho com artesanato há mais de 20 anos. Comecei com bordado e com o tempo fui aprendendo outras técnicas e ampliando meus trabalhos. Já tinha visto várias pessoas com a Carteira Nacional do Artesão e decidi que eu teria a minha também. Hoje estou muito emocionada em conseguir a minha carteira, pois com ela sei que vou ser reconhecida como profissional.


Durante a agenda no Vale do Café, Tutuca reuniu-se com lideranças do turismo de Barra Mansa, Volta Redonda e Pinheiral, a fim de conhecer ações e projetos e acertar parcerias para o incremento do setor na região. O secretário também visitou a fazenda Rochinha, onde é produzido o Gin Amázzoni Maniuara, considerado o melhor destilado de 2021, de acordo com o World Gin Awards, o “Oscar dos Gins”. Produzida desde 2017, a bebida já ganhou outros prêmios como o de melhor produto artesanal, em 2018, e o melhor London Dry Brasileiro, pela mesma premiação.


Para Gustavo Tutuca, as agendas nas várias regiões do estado têm como objetivo unir esforços para preparar as regiões turísticas para o cenário de retomada econômica.


- Estamos rodando diversos municípios, procurando que as prefeituras ajam de forma integrada com o governo estadual. Todos sabem que um dos setores mais prejudicados é o setor do turismo, mas nós temos uma grande missão, que é planejar o setor do turismo para a retomada. Agora no segundo semestre, com o avanço da vacinação e das políticas sanitárias, esperamos que até o final deste ano voltar à vida normal, a conviver em grupo e a realizar eventos. O turismo vive disso e nós precisamos, cada vez mais, acreditar e planejar esse breve futuro que está pela frente, para que possamos gerar renda e empregos rapidamente, porque o turismo tem essa capacidade. Estamos trabalhando no planejamento estratégico, capacitando a mão de obra do setor e abrimos agora atendimento técnico para os representantes do setor. - finalizou.

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page