top of page

Principais Notícias

ALERJ APROVA MEDALHA TIRADENTES POST-MORTEM AO EX-DEPUTADO JOSÉ TÁVORA

A medida será promulgada pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias

ree

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (18/08), em discussão única, o Projeto de Resolução 631/21, que concede a Medalha Tiradentes post-mortem, maior honraria do Parlamento Fluminense, ao ex-deputado estadual José Távora. A medida será promulgada pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.


Távora, que foi deputado estadual por cinco mandatos, faleceu no último dia 04 de agosto em decorrência de problemas cardíacos aos 85 anos de idade. O ex-deputado exerceu funções significativas na Casa, tendo sido líder do governo no mandato 1999/2002 e 3º Vice Presidente da 7ª Legislatura. Entre suas leis, estão a que autoriza o Executivo a criar um programa habitacional para policiais civis e militares (4.114/03) e a que cria regras de transparência nas publicidades de empreendimentos imobiliários (4.144/03). Távora também foi autor da lei que garante gratuidade de registro de certidões de casamento, nascimento e óbito (2.021/92).


O deputado André Ceciliano foi o autor da proposta de entrega da Medalha Tiradentes post-mortem à Távora. "Fomos deputados juntos nesta Casa, entre 1999 e 2000. Foi um deputado que fez muito pelo estado e pela sua cidade Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense", frisou o presidente da Alerj.

Advogado por formação, Távora também atuou como promotor de Justiça e procurador do município de Nova Iguaçu, onde também exerceu o cargo de secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente. Conhecido pelo perfil articulador e negociador, Távora também presidiu a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) entre os anos 2005 e 2006.


Também assinam o Projeto de Resolução como autores os seguintes deputados: Luiz Paulo (Cidadania), Dionísio Lins (PP), Eurico Júnior (PV), Rodrigo Amorim (PSL), Tia Ju (REP), Jalmir Júnior (PRTB), Bebeto (Pode), Samuel Malafaia (DEM), Danniel Librelon (REP), Carlos Minc (PSB), Wellington José (PMB), Chiquinho da Mangueira (PSC), Valdecy da Saúde (PTC), Luiz Martins (PDT), Jair Bittencourt (PP), Átila Nunes (MDB), Giovani Ratinho (PROS), Val Ceasa (Patriota), Márcio Canella (MDB) e Marcus Vinícius (PTB).

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page