top of page

Principais Notícias

AGULHAS NEGRAS: muito além da Natureza

Cachoeira Véu de Noiva, parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia.

ree

Uma das regiões mais lindas ao sul do Estado do Rio de Janeiro, com acesso pela principal Rodovia do País, a BR-116, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, a Região das Agulhas Negras apresenta grande diversidade cultural, histórica, gastronômica e riqueza ambiental incomparável.


Reúne paisagens do alto da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, com destaque para o Pico das Agulhas Negras, o ponto culminante do Estado, com 2.791m, localizado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, primeira Unidade de Conservação criada no País, em 14 de junho de 1937, por Getúlio Vargas, sendo o Parque o principal destino turístico de toda a região, com reconhecimento nacional e internacional.


O Parque se divide em parte baixa – com ambiente de Mata Atlântica com diversas cachoeiras, e parte alta com Campos de Altitude, com destaque também para o Maciço das Prateleiras, Morro do Couto, dentre outros.


Dentre os principais destinos turísticos, ainda se destacam, a Colônia Finlandesa de Penedo, as Vilas de Mauá, Maringá e Maromba, Serrinha do Alambari, o Centro Histórico de Resende e, ainda, Quatis e Porto Real.

Tranquilidade, clima, cultura e harmonia na natureza


A Região das Agulhas Negras oferece muita tranquilidade, um clima agradável de serra, com as mais baixas temperaturas do Brasil sendo registradas na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, excelente gastronomia com opções para todos os bolsos, o calor das lareiras, os vinhos, as trutas, os chocolates, as fondues, os biscoitos, os chutneys, geleias.


Penedo foi colonizado por finlandeses e Porto Real por italianos. Essas culturas ainda se fazem presentes nessas localidades, através de Museu, dança, música, artesanato e gastronomia.


Na Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, encontra-se a região de Visconde de Mauá, composta pelas Vilas de Mauá – no Município de Resende e as Vilas de Maringá e Maromba – no Município de Itatiaia e, ainda, a Vila de Maringá-MG, pertencente ao Município de Bocaina de Minas.


A região é um dos mais concorridos destinos turísticos de inverno, localizada a 1.300 metros de altitude, suas temperaturas são sempre agradáveis no verão e bem baixas no inverno, o que dá um charme a mais para essa região.

A Região das Agulhas Negras possui tudo isso e muito mais.


Vamos desvendar cada pedacinho desse paraíso na próxima semana.


Por Roberta Dias de Oliveira.

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page