A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA NACIONAL
- Márcio Lemos
- 8 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Como a internet e as redes sociais ajudam a inserir o cidadão nas pautas mais importantes do país

A internet tem cumprido o papel de aproximar as pessoas dos políticos do nosso país, que até um tempo atrás, eram totalmente inacessíveis. Falar com um deputado, cobrar um projeto de lei, exigir um posicionamento e, até mesmo interagir com o Presidente da República, é algo que parecia impossível, até que as redes sociais e a internet se tornaram protagonistas nos meios de comunicação.
Hoje, com alguns cliques, você consegue acessar uma página de facebook, instagram, twiiter, enviar um e-mail e cobrar o seu politico, aquele que você confiou o seu voto, de algo que não lhe agradou. Vários políticos eleitos, de mandatos antigos e outros que estão buscando protagonismo, se pautam pela opinião popular, tentando atender os pedidos de votações, adesões de projetos, posicionamentos e outras coisas, agindo, de certa forma, para “agradar” os seus eleitores presentes nas redes.
Dessa forma, o cidadão, que antes pouco participava da política, hoje tem voz ativa e se mantém presente nos assuntos nacionais. Mesmo que ainda, infelizmente, exista muita desinformação e fake News na internet, parte dos internautas busca se informar e participar com sua opinião da política macro, ato que “aproxima” o cidadão do poder público.
Esse é, sem dúvidas, uma das maiores qualidades do digital, e hoje, o político que se importa com a sua comunicação, “sai na frente”, quando realiza um bom SAC (serviço de atendimento ao cliente) em seus meios de comunicação digital. Já os que não se importam tanto, tendem a cada vez mais “sumir” do cenário, dando espaço para os novos e midiáticos “astros da política”.
Ainda temos que avançar muito e combater as notícias falsas, mas nós (me coloco no “bolo”), estamos participando ativamente e definindo decisões cada vez mais no nosso País. Se isso é bom ou ruim, cabe ao futuro decidir.
Comentários