A nova direita: juventude do PL lota evento no Rio e projeta Rafael Satiê como nome para 2026
- RJ
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Mais de 600 jovens participaram do 1º Encontro Estadual da Juventude do PL-RJ

O 1º Encontro Estadual da Juventude do PL do Rio de Janeiro, realizado no sábado (10), na Barra da Tijuca, reuniu mais de 600 jovens conservadores que deram um recado claro ao Brasil: a direita tem base, tem liderança e tem futuro. Sob o comando do vereador carioca Rafael Satiê (PL), presidente estadual do PL Jovem, o evento cravou o Rio no centro da reorganização conservadora nacional.
No palco e nos bastidores, um nome ganhou destaque: Satiê. Com menos de seis meses de mandato na Câmara do Rio, o vereador carioca já é apontado como aposta do partido para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Durante o evento, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que o vereador do Rio é “nome certo para deputado federal em 2026” e conta com apoio da sigla para a disputa.
Entre os nomes que marcaram presença estavam o senador Flávio Bolsonaro, os deputados federais e estaduais Carlos Jordy, Hélio Lopes, Chris Tonietto, General Pazuello, Sóstenes Cavalcante, Roberto Monteiro, Delegado Ramagem, Altineu Côrtes, Anderson Moraes, Alan Lopes e Márcio Gualberto. Parlamentares de diversos estados também compuseram os painéis, incluindo Lucas Pavanato (SP), Pablo Almeida (MG), Thiago Medina (PE) e Bella Carmelo (CE).
Mais do que discursos, o encontro foi um grande laboratório de formação política. Jovens participaram de painéis sobre redes sociais, universidades, liberdade religiosa, segurança e economia. Debates relâmpago e um concurso de oratória colocaram em evidência o preparo e a garra da militância que começa a despontar.
“Esse evento foi a prova de que a direita não está apenas reagindo: está se organizando, estudando e se preparando para governar. Não estamos formando influenciadores, estamos formando líderes”, cravou Satiê durante sua fala. Se depender do fôlego e da convicção dos que estavam ali, 2026 já começou. “Esse é só o começo. Vamos ocupar as universidades, as câmaras, as assembleias. A reconstrução do Brasil será feita com fé, coragem e preparo”, concluiu o vereador.
Comments