top of page

Principais Notícias

5G: VOLTA REDONDA ACELERA PARA O FUTURO EM CONECTIVIDADE

Lei de autoria do Poder Executivo, aprovada por unanimidade pelos vereadores, regulamenta instalação de antenas de conexões ultrarrápidas

Uma nova revolução e que promete grandes mudanças no nosso dia a dia: é assim o 5G, tecnologia de conexões ultrarrápidas de internet que está prestes a chegar ao país. A rede da quinta geração de telefonia móvel ainda não está disponível no Brasil, mas a cidade de Volta Redonda já se prepara para implantá-la, quando isso for possível. O primeiro passo foi dado no mês passado, com a aprovação da lei que regulamenta a instalação das antenas 5G no município - uma orientação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às cidades.

Volta Redonda foi o segundo município no estado do Rio de Janeiro a aprovar a lei do 5G, ficando à frente até mesmo da capital. A lei, de autoria do Poder Executivo e aprovada por unanimidade pelos parlamentares, dispõe sobre as normas para a implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações. Elas serão como modems de internet, pequenos, e instaladas sobre os prédios. No leilão do 5G são as operadoras de telefonia que vão disputar o direito de explorar as faixas de frequência de internet móvel de quinta geração. A previsão é que o pregão ocorra em outubro.

O 5G é um sistema parecido com o 4G - usado atualmente com os aplicativos de mensagens instantâneas, mas com uma velocidade muito maior. Entre os ganhos que a nova rede pode trazer estão: cirurgias médicas poderão ser feitas a distância; carros serão dirigidos sozinhos (autônomos), causando menos acidentes, melhorando a mobilidade urbana; e a realidade virtual, vista muitas vezes em filmes, finalmente será uma realidade.

“O 5G, sem dúvidas, é uma de nossas prioridades. Queremos que Volta Redonda seja uma cidade inteligente, moderna, referência, como sempre foi. A pandemia da Covid-19 acentuou a realidade de que, independente de idade, os serviços de conectividade são essenciais à vida da população. Não tenho dúvidas de que esta nova tecnologia vai trazer benefícios a todos no setor da saúde, comércio, no trânsito, além do setor produtivo. Ter ou não o 5G será motivo para as empresas escolherem estar nas cidades e nisso estamos nos adiantando. Com certeza é um gol de placa”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto, agradecendo o apoio dos vereadores.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sérgio Sodré, que está à frente do projeto 5G em Volta Redonda, destacou que esta tecnologia é 20 vezes mais rápida do que a atual, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. Ele frisou que este é o caminho para preparar Volta Redonda para o futuro das inovações tecnológicas.

“A primeira geração de telefonia móvel, o 1G, surgiu com o celular, nos anos 70, os populares ‘tijolões’. No 2G foi possível enviar mensagens de textos, os SMS. Com o 3G o telefone virou um minicomputador. Já com o 4G é possível pedir carro por aplicativo, ver a localização dele em tempo real e realizar chamadas de vídeo, por exemplo. Com o 5G é como se alargássemos uma estrada onde será possível passar mais carros e de forma mais rápida. Quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência e mais informação você propaga”, explicou o secretário, completando: “Da mesma maneira que surgiram Uber, Waze, WhatsApp, Spotify e Netflix, quando o 3G e 4G foram desenvolvidos, novos aplicativos vão surgir para aproveitar totalmente essa tecnologia”.

Latência

Além de internet rápida, outra característica do 5G é a latência - tempo que a mensagem leva para chegar até o destinatário, o que chamamos de delay. Hoje, no 4G, em média, este atraso é de 50 milésimos de segundo, enquanto no 5G é de um milésimo de segundo. Na prática, isso é o que vai definir se um carro autônomo irá atingir ou não um obstáculo na rua. É o que acontece com os jogos online hoje em dia; latência baixa é sinônimo de resposta rápida.

Produtividade em alta

Além das facilidades no dia a dia, o 5G promete recursos para o ganho na produtividade para a indústria. Na logística, sistemas inteligentes escolherão a melhor rota com base no clima e trânsito. Os veículos autônomos serão menos suscetíveis a acidentes, entre outras possibilidades, é o que aponta o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lee.

“As linhas de produção serão otimizadas, com melhor aproveitamento de tempo e sem desperdício de insumos; tudo o que acontece na fábrica será atualizado em tempo real, podendo ser acessado de forma remota. Equipes do desenvolvimento de novos produtos poderão inovar, projetar e testar protótipos através da realidade virtual”, pontuou.

Fortalecimento da infraestrutura

Pensando em garantir uma melhoria da infraestrutura de telecomunicações, o prefeito Neto enviou um ofício ao presidente da Anatel, Leonardo Euler, para contemplar alguns bairros da cidade que apresentam baixa qualidade de conectividade, são eles: Açude, Água Limpa, Candelária, Fazendinha, Minerlândia, Padre Josimo, Roma, Santa Cruz II, Santa Rita de Cássia e do Zarur, São Cristóvão, São Geraldo, São Lucas, São Sebastião, Vila Brasília, Jardim Esperança, Casa de Pedra e Siderópolis.

No documento, o chefe do Executivo destaca que atualmente esses locais possuem concentração populacional significativa, mas ainda estão desprovidos de uma boa cobertura de conectividade móvel.

Comentários


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page