top of page

Principais Notícias

RIO PODE TER PROGRAMA DE PREVENÇÃO A TIPO DE CÂNCER DE MEDULA ÓSSEA

O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (09/03), o Projeto de Lei 4.528/18, do ex-deputado Átila Nunes, que cria o Programa de Prevenção da Saúde à Doença Mieloma Múltiplo, um tipo de câncer que afeta as células plasmáticas, que são um tipo de célula do sistema imunológico encontrada na medula óssea. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.


A medida prevê a criação de um programa de prevenção da saúde à doença, que incluirá avaliações médicas periódicas, a realização de exames clínicos e laboratoriais, além de campanhas anuais de orientação, prevenção e tratamento. A ideia é que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja o responsável por executar o programa, oferecendo atendimento gratuito aos pacientes.


Além disso, o estado poderá estabelecer cooperação técnica com os municípios na realização dos exames. As despesas decorrentes da execução da lei serão custeadas por dotações orçamentárias próprias.

Comentarios


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page