top of page

Principais Notícias

DEPUTADA CÉLIA JORDÃO REINICIA OS TRABALHOS DA COMISSÃO ESPECIAL DA INDÚSTRIA NAVAL NA ALERJ

Autora da Lei que incentiva as atividades ligadas ao setor, parlamentar quer estimular cada vez mais toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda para os municípios do litoral e do interior fluminense

A deputada estadual Célia Jordão (PL) protocolou um requerimento na Alerj solicitando a reinstalação da Comissão Especial para acompanhar e buscar soluções para o fortalecimento e ampliação da indústria naval e de offshore e do setor de petróleo e gás do Estado do Rio de Janeiro. Célia Jordão é autora da Lei 10.028/2023, que incentiva as atividades econômicas vinculadas à economia do mar, segmento que, hoje, representa 44% do PIB fluminense.


Criada em 2021, e com o pedido de reinstalação aprovado este ano, a Comissão Especial vai ao encontro do trabalho realizado pela parlamentar na Alerj. Desde o seu primeiro mandato, Célia Jordão atua na linha de frente pelo fortalecimento das atividades com influência direta e indireta no mar e fomento da indústria naval, lutando para promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado, gerar emprego e renda de forma sustentável e contribuir para o aumento da arrecadação e da inserção social.


¨Quando digo que sou uma defensora da Economia do Mar, muitos não entendem que isso não significa lutar somente pelo desenvolvimento dos municípios litorâneos do Estado. Quando a atividade naval vai bem, várias outras atividades econômicas que contribuem e fornecem para essa atividade, acabam sendo positivamente impactadas, e isso inclui empresas do interior fluminense. Um bom exemplo é a Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda, e o estaleiro Brasfels, que fica em Angra dos Reis. Quando um está funcionando bem, o outro, que depende de suas atividades, também caminha para o progresso¨, ressaltou a deputada que, em seu primeiro mandato, presidiu a Comissão Especial de Indústria Naval, de OffShore e do Setor de Petróleo e Gás da Alerj.

Sancionada em maio deste ano, a Lei 10.028/2023, de autoria da deputada, incentiva atividades econômicas vinculadas à economia do mar, dentre elas, a reciclagem e o desmantelamento de cascos de embarcações em baías e portos do Estado do Rio de Janeiro, questão que se tornou crucial para a segurança marítima após o episódio em que um navio abandonado na Baía de Guanabara se chocou contra a Ponte Rio-Niterói.


Em abril deste ano, a deputada entregou ao vice-presidente Geraldo Alckmin o Plano de Retomada da Indústria Naval e o Projeto de Reciclagem Naval, documento elaborado pelo Cluster Tecnológico Naval. Alckmin se comprometeu a encaminhar situações de reparos e manutenção em estaleiros fluminenses e nacionais e realizar estudos na legislação para tornar o ambiente de negócios mais atraente aos investidores.


Em seu primeiro mandato na Alerj, a deputada também foi escolhida para representar o legislativo fluminense na Comissão Estadual pelo Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), grupo criado para discutir soluções estratégicas para o setor e que reúne representantes da Firjan, Sebrae, Fecomércio, universidades e do Cluster Tecnológico Naval.

Comments


Destaque

Praia de Botafogo

Metropolitana

Em Pauta

bottom of page